Líder no mercado de picapes, a Fiat entra no segmento das grandes visando o agronegócio

A Fiat, líder do mercado brasileiro, abre mais um flanco de atuação com o lançamento da picape Titano e com isso deve ampliar a participação nas vendas internas, que chegou a 21,8% no ano passado, bem próximo ao seu recorde, que foi de 23,1% em 2012.

A Titano complementa a linha de picapes da marca (que já tem a Strada e a Toro), disputando o segmento das grandes, com concorrentes de peso, como a líder Hilux.

Com um motor a diesel 2.0 de 180 cavalos, a Titano chega em três versões de acabamento, a Endurance, de entrada, voltada para o trabalho, que custa R$ 220 mil, a Volcano, voltada para o dia a dia e o lazer, por R$ 240 mil e a Ranch, topo de linha, por R$ 260 mil, em valores arredondados. Todas com a mesma motorização e tração nas quatro rodas, diferenciando-se no acabamento e nos equipamentos.

O lançamento da Titano não acontece por acaso aqui no Mato Grosso. É no Centro Oeste brasileiro que está o maior consumo de picapes e onde a Fiat aposta no sucesso da Titano. Aposta também na grande capacidade de distribuição da sua rede de revendas, que, com 520 concessionárias, atinge rincões do Brasil onde alguns de seus concorrentes não estão presentes, como Nissan, Mitsubishi e Ford, que contam com uma rede menos abrangente. Mesmo assim, a expectativa da Fiat em relação ao volume de vendas é modesta, a previsão é de 800 a 1000 unidades mensais, o que daria à montadora uma participação entre 8% e 10% de um mercado que hoje é de 130 mil unidades.

A Titano é montada no Uruguai. O kit – que vem pelo sistema CKD – é importado da China, onde a Stellantis tem parceria com a montadora Shangan. O motor vem da França e são agregadas peças do Brasil e do Uruguai, como bateria, molas, bancos, partes do chassi e procedimentos na fábrica, como linha de solda e pintura.

A presença da Fiat no segmento de picapes e SUVs vem crescendo. Em 2018 a Fiat tinha 70% de hatches e 30% de picapes. Hoje são 60% de picape e SUVs.

Imponente e bonita

A Titano tem um aspecto imponente, uma grade dianteira vigorosa e linhas harmoniosas. Conta com muitos elementos cromados, externa e internamente. Rodas ao 17 ou 18, dependendo da versão, tampa da caçamba com amortecedor, lateral com um vinco na parte de baixo, criando uma faixa côncava no centro da lateral do carro. (Sim, os picapeiros chamam o veículo de carro, pois a consideram “um automóvel com caçamba”).

Internamente, tela de dez polegadas, câmera no retrovisor direito que enxerga a lateral e câmera 180 graus. Ar condicionado de duas zonas com saída na traseira, onde há um porta-objeto em baixo do banco.

O carro vem com alerta de saída de faixa, que emite um sinal sonoro; controle eletrônico em descida e controle de reboque, que carrega até 3,5 toneladas.

 

Veja a ficha técnica de cada modelo

TITANO VOLCANO 2.2 AT DIESEL

Motor

Posição: Dianteiro, longitudinal

Número de cilindros: 4 em linha

Diâmetro x curso: 85,0 x 96,0 mm

Cilindrada total: 2.179 cm³

Admissão: Turbo com geometria variável

Taxa de compressão: 16:1

Potência: 180 cv a 3.750 rpm

Torque: 400 Nm a 2.000 rpm

Nº de válvulas por cilindro: 4

Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote

Injeção: Direta

Combustível: Diesel

Transmissão

Câmbio: automático, com seis marchas

Relações de marcha:

1ª: 4,065

2ª: 2,371

3ª: 1,551

4ª: 1,157

5ª: 0,853

6ª: 0,674

Ré: 3,200

Diferencial: 4,200

Tração: 4X4 com reduzida de 1:2,72

Sistema de freios

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 332 x 32 mm) com pinça flutuante e dois cilindros de comando

Traseiro: A tambor (diâmetro de 11”) com sapatas autocentrantes e regulagem automática de jogo pelo acionamento do freio de estacionamento

Suspensão dianteira

Tipo: Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora

Amortecedores: telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: molas helicoidais de flexibilidade constante

Suspensão traseira

Tipo: Dependente, Eixo rígido

Amortecedores: telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: Feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade

Direção

Assistência: Hidráulica

Diâmetro mínimo de curva: 14,0 m (considerar a medida meio fio a meio fio/kerb to kerb)

Rodas

Medidas: 17” x 7,5” – liga-leve

Pneus: 265/65 R17

Peso do veículo

Em ordem de marcha: 2.097 kg

Capacidade de carga: 1.020 kg

Dimensões externas/capacidades

Comprimento: 5.330 mm

Largura da carroceria: 1.963 mm (s/espelhos) e 2.221 mm (c/espelhos)

Altura do veículo: 1.858 mm / 1.897 mm (com barras longitudinais)

Distância entre eixos: 3.180 mm

Altura mínima do solo: 235 mm

Ângulo de entrada: 29°

Ângulo de saída: 27º

Tanque de combustível: 80 litros

Comprimento máximo da caçamba: 1.630 mm

Largura máxima da caçamba: 1.600 mm

Altura máxima da caçamba: 516 mm

Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.109 litros (VDA) / 1.220 (NET)

Performance

0 a 100 km/h: 12,4 s

Velocidade máxima: 175 km/h

Consumo PBEV

Urbano: 8,6 km/l

Estrada: 9,3 km/l

 

TITANO RANCH 2.2 AT DIESEL

Motor

Posição: Dianteiro, longitudinal

Número de cilindros: 4 em linha

Diâmetro x curso: 85,0 x 96,0 mm

Cilindrada total: 2.179 cm³

Admissão: Turbo com geometria variável

Taxa de compressão: 16:1

Potência: 180 cv a 3.750 rpm

Torque: 400 Nm a 2.000 rpm

Nº de válvulas por cilindro: 4

Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote

Injeção: Direta

Combustível: Diesel

Transmissão

Câmbio: automático, com seis marchas

Relações de marcha:

1ª: 4,065

2ª: 2,371

3ª: 1,551

4ª: 1,157

5ª: 0,853

6ª: 0,674

Ré: 3,200

Diferencial: 4,200

Tração: 4X4 com reduzida de 1:2,72

Sistema de freios

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 332 x 32 mm) com pinça flutuante e dois cilindros de comando

Traseiro: A tambor (diâmetro de 11”) com sapatas autocentrantes e regulagem automática de jogo pelo acionamento do freio de estacionamento

Suspensão dianteira

Tipo: Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora

Amortecedores: telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: molas helicoidais de flexibilidade constante

Suspensão traseira

Tipo: Dependente, Eixo rígido

Amortecedores: telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: Feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade

Direção

Assistência: Hidráulica

Diâmetro mínimo de curva: 14,0 m (considerar a medida meio fio a meio fio/kerb to kerb)

Rodas

Medidas: 18” x 7,5” – liga-leve

Pneus: 265/60 R18

Peso do veículo

Em ordem de marcha: 2.150 kg

Capacidade de carga: 1.020 kg

Dimensões externas/capacidades

Comprimento: 5.330 mm

Largura da carroceria: 1.963 mm (s/espelhos) e 2.221 mm (c/espelhos)

Altura do veículo: 1.858 mm / 1.897 mm (com barras longitudinais)

Distância entre eixos: 3.180 mm

Altura mínima do solo: 235 mm

Ângulo de entrada: 29°

Ângulo de saída: 27º

Tanque de combustível: 80 litros

Comprimento máximo da caçamba: 1.630 mm

Largura máxima da caçamba: 1.600 mm

Altura máxima da caçamba: 516 mm

Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.109 litros (VDA) / 1.220 (NET)

Performance

0 a 100 km/h: 12,4 s

Velocidade máxima: 175 km/h

Consumo PBEV

Urbano: 8,5 km/l

Estrada: 9,2 km/

 

TITANO ENDURANCE 2.2 MT DIESEL

Motor

Posição: Dianteiro, longitudinal

Número de cilindros: 4 em linha

Diâmetro x curso: 85,0 x 96,0 mm

Cilindrada total: 2.179 cm³

Admissão: Turbo com geometria variável

Taxa de compressão: 16:1

Potência: 180 cv a 3.750 rpm

Torque: 370 Nm a 2.000 rpm

Nº de válvulas por cilindro: 4

Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote

Injeção: Direta

Combustível: Diesel

Transmissão

Câmbio: mecânico, com seis marchas

Relações de marchas:

1ª: 4,942

2ª: 2,696

3ª: 1,527

4ª: 1,000

5ª: 0,749

6ª: 0,634

Ré: 4,597

Diferencial: 4,200

Tração: 4X4 com reduzida de 1:2,72

Sistema de freios

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 332 x 32 mm) com pinça flutuante e dois cilindros de comando

Traseiro: A tambor (diâmetro de 11”) com sapatas autocentrantes e regulagem automática de jogo pelo acionamento do freio de estacionamento

Suspensão dianteira

Tipo: Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora

Amortecedores: telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: molas helicoidais de flexibilidade constante

Suspensão traseira

Tipo: Dependente, Eixo rígido

Amortecedores: telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: Feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade

Direção

Assistência: Hidráulica

Rodas

Medidas: 17” x 7,5” – aço estampado

Pneus: 265/65 R17

Peso do veículo

Em ordem de marcha: 2.039 kg

Capacidade de carga: 1.020 kg

Reboque com freio: 3.500 kg

Dimensões externas/capacidades

Comprimento: 5.330 mm

Largura da carroceria: 1.963 mm (s/espelhos) e 2.221 mm (c/espelhos)

Altura do veículo: 1.858 mm / 1.897 mm (com barras longitudinais)

Distância entre eixos: 3.180 mm

Altura mínima do solo: 235 mm

Ângulo de entrada: 29°

Ângulo de saída: 27º

Tanque de combustível: 80 litros

Comprimento máximo da caçamba: 1.630 mm

Largura máxima da caçamba: 1.600 mm

Altura máxima da caçamba: 516 mm

Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.109 litros (VDA) / 1.220 (NET)

Performance

0 a 100 km/h: 14,7 s

Velocidade máxima: 175 km/h

Consumo PBEV

Urbano: 9,6 km/l

Estrada: 9,6 km/l