Líder no mercado de picapes, a Fiat entra no segmento das grandes visando o agronegócio
A Fiat, líder do mercado brasileiro, abre mais um flanco de atuação com o lançamento da picape Titano e com isso deve ampliar a participação nas vendas internas, que chegou a 21,8% no ano passado, bem próximo ao seu recorde, que foi de 23,1% em 2012.
A Titano complementa a linha de picapes da marca (que já tem a Strada e a Toro), disputando o segmento das grandes, com concorrentes de peso, como a líder Hilux.
Com um motor a diesel 2.0 de 180 cavalos, a Titano chega em três versões de acabamento, a Endurance, de entrada, voltada para o trabalho, que custa R$ 220 mil, a Volcano, voltada para o dia a dia e o lazer, por R$ 240 mil e a Ranch, topo de linha, por R$ 260 mil, em valores arredondados. Todas com a mesma motorização e tração nas quatro rodas, diferenciando-se no acabamento e nos equipamentos.
O lançamento da Titano não acontece por acaso aqui no Mato Grosso. É no Centro Oeste brasileiro que está o maior consumo de picapes e onde a Fiat aposta no sucesso da Titano. Aposta também na grande capacidade de distribuição da sua rede de revendas, que, com 520 concessionárias, atinge rincões do Brasil onde alguns de seus concorrentes não estão presentes, como Nissan, Mitsubishi e Ford, que contam com uma rede menos abrangente. Mesmo assim, a expectativa da Fiat em relação ao volume de vendas é modesta, a previsão é de 800 a 1000 unidades mensais, o que daria à montadora uma participação entre 8% e 10% de um mercado que hoje é de 130 mil unidades.
A Titano é montada no Uruguai. O kit – que vem pelo sistema CKD – é importado da China, onde a Stellantis tem parceria com a montadora Shangan. O motor vem da França e são agregadas peças do Brasil e do Uruguai, como bateria, molas, bancos, partes do chassi e procedimentos na fábrica, como linha de solda e pintura.
A presença da Fiat no segmento de picapes e SUVs vem crescendo. Em 2018 a Fiat tinha 70% de hatches e 30% de picapes. Hoje são 60% de picape e SUVs.
Imponente e bonita
A Titano tem um aspecto imponente, uma grade dianteira vigorosa e linhas harmoniosas. Conta com muitos elementos cromados, externa e internamente. Rodas ao 17 ou 18, dependendo da versão, tampa da caçamba com amortecedor, lateral com um vinco na parte de baixo, criando uma faixa côncava no centro da lateral do carro. (Sim, os picapeiros chamam o veículo de carro, pois a consideram “um automóvel com caçamba”).
Internamente, tela de dez polegadas, câmera no retrovisor direito que enxerga a lateral e câmera 180 graus. Ar condicionado de duas zonas com saída na traseira, onde há um porta-objeto em baixo do banco.
O carro vem com alerta de saída de faixa, que emite um sinal sonoro; controle eletrônico em descida e controle de reboque, que carrega até 3,5 toneladas.
Veja a ficha técnica de cada modelo
TITANO VOLCANO 2.2 AT DIESEL
Motor
Posição: Dianteiro, longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 85,0 x 96,0 mm
Cilindrada total: 2.179 cm³
Admissão: Turbo com geometria variável
Taxa de compressão: 16:1
Potência: 180 cv a 3.750 rpm
Torque: 400 Nm a 2.000 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote
Injeção: Direta
Combustível: Diesel
Transmissão
Câmbio: automático, com seis marchas
Relações de marcha:
1ª: 4,065
2ª: 2,371
3ª: 1,551
4ª: 1,157
5ª: 0,853
6ª: 0,674
Ré: 3,200
Diferencial: 4,200
Tração: 4X4 com reduzida de 1:2,72
Sistema de freios
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 332 x 32 mm) com pinça flutuante e dois cilindros de comando
Traseiro: A tambor (diâmetro de 11”) com sapatas autocentrantes e regulagem automática de jogo pelo acionamento do freio de estacionamento
Suspensão dianteira
Tipo: Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: molas helicoidais de flexibilidade constante
Suspensão traseira
Tipo: Dependente, Eixo rígido
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade
Direção
Assistência: Hidráulica
Diâmetro mínimo de curva: 14,0 m (considerar a medida meio fio a meio fio/kerb to kerb)
Rodas
Medidas: 17” x 7,5” – liga-leve
Pneus: 265/65 R17
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 2.097 kg
Capacidade de carga: 1.020 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 5.330 mm
Largura da carroceria: 1.963 mm (s/espelhos) e 2.221 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.858 mm / 1.897 mm (com barras longitudinais)
Distância entre eixos: 3.180 mm
Altura mínima do solo: 235 mm
Ângulo de entrada: 29°
Ângulo de saída: 27º
Tanque de combustível: 80 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.630 mm
Largura máxima da caçamba: 1.600 mm
Altura máxima da caçamba: 516 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.109 litros (VDA) / 1.220 (NET)
Performance
0 a 100 km/h: 12,4 s
Velocidade máxima: 175 km/h
Consumo PBEV
Urbano: 8,6 km/l
Estrada: 9,3 km/l
TITANO RANCH 2.2 AT DIESEL
Motor
Posição: Dianteiro, longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 85,0 x 96,0 mm
Cilindrada total: 2.179 cm³
Admissão: Turbo com geometria variável
Taxa de compressão: 16:1
Potência: 180 cv a 3.750 rpm
Torque: 400 Nm a 2.000 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote
Injeção: Direta
Combustível: Diesel
Transmissão
Câmbio: automático, com seis marchas
Relações de marcha:
1ª: 4,065
2ª: 2,371
3ª: 1,551
4ª: 1,157
5ª: 0,853
6ª: 0,674
Ré: 3,200
Diferencial: 4,200
Tração: 4X4 com reduzida de 1:2,72
Sistema de freios
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 332 x 32 mm) com pinça flutuante e dois cilindros de comando
Traseiro: A tambor (diâmetro de 11”) com sapatas autocentrantes e regulagem automática de jogo pelo acionamento do freio de estacionamento
Suspensão dianteira
Tipo: Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: molas helicoidais de flexibilidade constante
Suspensão traseira
Tipo: Dependente, Eixo rígido
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade
Direção
Assistência: Hidráulica
Diâmetro mínimo de curva: 14,0 m (considerar a medida meio fio a meio fio/kerb to kerb)
Rodas
Medidas: 18” x 7,5” – liga-leve
Pneus: 265/60 R18
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 2.150 kg
Capacidade de carga: 1.020 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 5.330 mm
Largura da carroceria: 1.963 mm (s/espelhos) e 2.221 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.858 mm / 1.897 mm (com barras longitudinais)
Distância entre eixos: 3.180 mm
Altura mínima do solo: 235 mm
Ângulo de entrada: 29°
Ângulo de saída: 27º
Tanque de combustível: 80 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.630 mm
Largura máxima da caçamba: 1.600 mm
Altura máxima da caçamba: 516 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.109 litros (VDA) / 1.220 (NET)
Performance
0 a 100 km/h: 12,4 s
Velocidade máxima: 175 km/h
Consumo PBEV
Urbano: 8,5 km/l
Estrada: 9,2 km/
TITANO ENDURANCE 2.2 MT DIESEL
Motor
Posição: Dianteiro, longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 85,0 x 96,0 mm
Cilindrada total: 2.179 cm³
Admissão: Turbo com geometria variável
Taxa de compressão: 16:1
Potência: 180 cv a 3.750 rpm
Torque: 370 Nm a 2.000 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote
Injeção: Direta
Combustível: Diesel
Transmissão
Câmbio: mecânico, com seis marchas
Relações de marchas:
1ª: 4,942
2ª: 2,696
3ª: 1,527
4ª: 1,000
5ª: 0,749
6ª: 0,634
Ré: 4,597
Diferencial: 4,200
Tração: 4X4 com reduzida de 1:2,72
Sistema de freios
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 332 x 32 mm) com pinça flutuante e dois cilindros de comando
Traseiro: A tambor (diâmetro de 11”) com sapatas autocentrantes e regulagem automática de jogo pelo acionamento do freio de estacionamento
Suspensão dianteira
Tipo: Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: molas helicoidais de flexibilidade constante
Suspensão traseira
Tipo: Dependente, Eixo rígido
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade
Direção
Assistência: Hidráulica
Rodas
Medidas: 17” x 7,5” – aço estampado
Pneus: 265/65 R17
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 2.039 kg
Capacidade de carga: 1.020 kg
Reboque com freio: 3.500 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 5.330 mm
Largura da carroceria: 1.963 mm (s/espelhos) e 2.221 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.858 mm / 1.897 mm (com barras longitudinais)
Distância entre eixos: 3.180 mm
Altura mínima do solo: 235 mm
Ângulo de entrada: 29°
Ângulo de saída: 27º
Tanque de combustível: 80 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.630 mm
Largura máxima da caçamba: 1.600 mm
Altura máxima da caçamba: 516 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.109 litros (VDA) / 1.220 (NET)
Performance
0 a 100 km/h: 14,7 s
Velocidade máxima: 175 km/h
Consumo PBEV
Urbano: 9,6 km/l
Estrada: 9,6 km/l