Mais rápido que o trem bala, o supersônico Hyperloop faz São Paulo ao Rio em 30 minutos

hyperloop

Uma espécie de trem movido por propulsão elétrica de baixo consumo alimentado por painéis solares é a proposta da ABDI, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial para a solução do transporte de médias e longas distâncias.

O veículo tem o nome de Hyperloop, sistema ultrarrápido para o transporte de carga e passageiros, atinge 1.200 km/h, a velocidade de um avião. Faria o trajeto São Paulo Rio em meia hora.

É um tubo de baixa pressão, uma cápsula semelhante a um trem-bala que levita através de magnetismo, quase sem atrito.

O projeto é idealizado pela Tesla, montadora de carros elétrico mais inovadora e valiosa dos EUA.

Os idealizadores do projeto estiveram no Brasil para participar de uma reunião na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, do governo federal, responsável pela pesquisa e desenvolvimento do sistema no Brasil.

Oito países já assinaram acordo para desenvolver estudos para a aplicação da tecnologia.

O melhor é que o custo de operação do sistema é baixo e a capacidade de transporte de massa é muito grande, o que resulta num valor da passagem muito inferior a de um trem convencional.

“Imagine fazer o trajeto SP-RJ em menos de 30 minutos, viajando a 1.200 km/h dentro de uma cápsula. O futuro está mais próximo do que pensamos. A ABDI considera fundamental para o Brasil encampar esse projeto, que pode revolucionar o transporte de cargas e também de passageiros”, disse Guto Ferreira, presidente da ABDI, agência de inteligência do governo federal para o setor produtivo que surgiu no início do primeiro governo Lula, em 2004, no momento de retomada das políticas públicas de incentivo à indústria, sob a supervisão do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.