A Hyundai está fazendo uma experiência pioneira no mundo com o seu SUV Nexo no Brasil. O carro, movido a hidrogênio renovável, está rodando em testes no campus da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, onde fica a primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol do mundo, resultado de um projeto do Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa – RCGI da Universidade de São Paulo.
O objetivo do projeto é avaliar a pureza do hidrogênio produzido a partir do etanol em aplicação em veículos de passeio com longa autonomia. Essa unidade do Hyundai Nexo chegou ao Brasil no ano passado para um programa de demonstração e foi apresentada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Após participar de eventos de demonstração em diversas cidades brasileiras, o Hyundai Nexo inicia o projeto de pesquisa e desenvolvimento para a produção de hidrogênio a partir da reforma do etanol do RCGI-USP.
O carro tem uma potência combinada de 163 cv entre a propulsão de célula de combustível e o motor elétrico, armazena o hidrogênio em tanques de alta pressão que depois é combinado com o oxigênio do ar na célula de combustível, gerando eletricidade que alimenta o motor elétrico. Não emite gases poluentes e o abastecimento leva apenas cinco minutos.
O Nexo tem 38 mil unidades comercializadas no mundo, vem equipado com tecnologias avançadas de assistência ao motorista, como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. O sistema de visão 360 graus facilita as manobras e o estacionamento. O sistema de estacionamento permite estacionar o veículo com apenas um toque no botão da chave, mesmo com o motorista fora do veículo, e sai da vaga com precisão, realizando de maneira autônoma e com total segurança todas as manobras necessárias.
O hidrogênio é uma fonte de energia limpa, com a água sendo seu único subproduto quando usado como combustível e permite a maximização do uso de energia renovável.
A Hyundai vê o hidrogênio como o caminho para um futuro sustentável, pois é limpo e acessível. As soluções de hidrogênio da Hyundai vão além de carros de passeio, estão em caminhões e ônibus já comercializados em diversos países, e incluem projetos em desenvolvimento para bondes, equipamentos especiais, embarcações, geradores de energia e mobilidade aérea avançada, que podem utilizar a célula de combustível a hidrogênio da Hyundai.