O imenso navio da chinesa BYD, Explorer NO.1, atracou no porto de Portocel, em Aracruz, no Espírito Santo, trazendo veículos elétricos e híbridos para o mercado brasileiro.

É a segunda vez que o Explorer vem ao Brasil, desta vez trazendo 5,5 mil veículos. Assistir ao desembarque, feito nesta quinta-feira (26/2/25) é um espetáculo à parte.

O navio foi carregado em Ningbo, na China, fez duas paradas para abastecer em Singadura e Port Louis, antes de aportar no Espírito Santo.

O navio mede quase 200 metros (199,9m) de comprimento e 38 metros de largura e a tripulação conta com profissionais da Índia, Filipinas, Ucrânia e Bulgária.

Chegaram 5.524 veículos híbridos e elétricos das famílias Dolphin, Song e Yuan. Mesmo com o início da produção nacional prevista para os próximos meses, na Bahia, a BYD já tem planejadas mais cinco embarcações nos próximos dois anos.

A BYD foi exportou, 417.204 veículos em 2024, crescimento de 71,85%, e se tornou a terceira maior montadora do mundo, atrás apenas da Toyota e da Volkswagen, com vendas globais de 4,3 milhões de unidades, aumento de 41% em relação ao ano anterior.

No Brasil, a marca encerrou 2024 na lista das dez mais vendidas e é líder no setor de eletrificados