Controle permite uma direção mais relaxante e eficiente nas cidades

Desde 2019 a Audi instalou uma integração dos seus carros novos com os semáforos da cidade de Ingolstadt, sede da empresa na Alemanha, tecnologia que permite aos veículos conectados controlar a velocidade (reduzir ou aumentar) de forma a não precisar parar nas esquinas no farol vermelho. Um sistema no painel do carro avisa a velocidade necessária para que o motorista chegue a tempo de passar no farol verde. Se não for possível chegar ao semáforo aberto na velocidade limite da via, um aviso no painel tranquiliza o motorista.

O objetivo do projeto é fazer com que o ato de dirigir nas cidades torne mais relaxante e eficiente. O sistema já era usado pela empresa em algumas cidades dos EUA e depois de Ingolstadt outras cidades europeias estão fazendo a experiência.

Mais de 5.000 cruzamentos nos EUA – em Denver, Houston, Las Vegas, Los Angeles, Portland e Washington -já estão conectados nos carros da montadora alemã pelo sistema, chamado Audi Traffic Light Information.

“O para e anda nas cidades é muito irritante. Ficamos felizes quando encontramos uma ‘onda verde’, mas infelizmente isso ocorre muito raramente. Com a função Audi Traffic Light Information, os motoristas têm maior controle. Eles dirigem com mais eficiência e mais relaxados, porque sabem se um semáforo a 250 metros à frente estará verde”, comenta Andre Hainzlmaier, responsável pela área de desenvolvimento de aplicativos, serviços conectados e cidades inteligentes da Audi.

“Futuramente, dados anônimos de nossos veículos podem ajudar a mudar os semáforos nas cidades para melhorar as fases e o fluxo do tráfego”, completou.