Lançamento antecipado desvaloriza modelo 2022, mas quem comprar o 2023 vai levar vantagem
A estratégia não é nova, e com certeza outras montadoras vão usar o mesmo procedimento nos próximos meses, ou dias. Com a antecipação do ano modelo para 2023, a Toyota lança o seu Yaris no mercado logo no primeiro mês de 2022, o que confunde o consumidor e deixa os recém compradores em uma situação ingrata, pois mesmo tendo comprado o carro há poucos dias o cliente já se vê com o carro “velho”. No caso o Yaris, velhos porque o seu carro vai valer menos na hora da revenda e velho porque o modelo teve mudanças importantes na linha.
A antecipação do ano-modelo visa o marketing, isso porque, o comprador do modelo novo leva vantagem e isso pode atrair clientes para a marca. Imagine esse carro sendo vendido em 2024, ou seja, em 2024 ele terá dois anos de uso mas apenas um ano no documento, pois é um 2023. Assim, ele terá um valor muito maior do que os concorrentes e o do próprio Yaris 2022 na hora da revenda.
As montadoras costumam esgotar o estoque do modelo velho em caso de lançamento, no entanto, fique esperto na hora da compra: se a concessionária oferecer o 2022 peça um bom desconto, caso contrário exija o 2023.
O Yaris hatch foi campeão do Selo Maior Valor de Revenda em 2019, Certificação que a Toyota costuma receber em várias categorias, com o Corolla, SW4, o Prius e a Hilux. Mas o Yaris foi o único que recebeu o Selo principal naquele ano, quando registrou a maior valorização do mercado brasileiro, com perda de apenas 7,1% depois de um ano de uso.
O Yaris 2023 vem mais seguro, com sete airbags em todas as versões e itens de segurança ativa e todas as versões: XL, XS e XLS, todas equipadas com a transmissão automática CVT de sete velocidades. O motor é o 1.5 flex com câmbio CVT de sete velocidades e as versões XS e XLS têm troca de marchas no volante. Todas têm dois tipos de condução: econômica e esportiva. Potência de 110 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm de torque, quando abastecido com gasolina, sem alterações no consumo.
A frente do carro foi redesenhada, com novos para-choques, rodas novas e dois tons de pintura nas versões de topo de linha hatch e sedã. Os faróis de neblina passam a ser em LED nas configurações XLS.
Bancos com novos revestimentos, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque inclusive na versão de entrada XL e duas entradas USB na traseira.
As versões XS e XLS contam com ar-condicionado automático digital, com filtro antipólen e nas versões topo de linha teto solar elétrico.
O 2023 tem sistema de pré-colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto e alerta de saída de faixa, que emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).
Equipamentos que já existiam na linha 2022: controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e Isofix com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança).
Os preços sugeridos ao público do Yaris 2023 são:
Yaris Hatchback XL R$ 92.190,00
Yaris Hatchback XS R$ 101.490,00
Yaris Hatchback XLS R$ 112.690,00
Yaris Sedã XL R$ 96.390,00
Yaris Sedã XS R$ 104.990,00
Yaris Sedã XLS R$ 116.990,00