Marca francesa lança o SUV Kardian e apresenta plataforma mundial
Com um investimento de 3 bilhões de euros a Renault anunciou o lançamento de uma plataforma que será base de oito novos modelos até 2027 e apresentou o primeiro resultado dessa tecnologia: o SUV compacto Kardian, que está sendo lançado no Rio de Janeiro e será produzido no Paraná. Ele tem motor 1.0 turbo de 120 cavalos e câmbio automatizado de seis marchas. Concorre no segmento do Fiat Pulse e começa a ser vendido no primeiro trimestre do ano que vem.
A nova plataforma modular chega para expandir a participação da marca fora dos grandes mercados mundiais. Ela tem arquitetura ajustável e flexível, permitindo uma diversidade de comprimentos dos veículos (entre 4 e 5 metros), diferentes distâncias do entre eixos, módulos traseiros com três comprimentos diferentes, fontes de energia e novas motorizações. As plataformas podem ser adaptadas para veículos com motor a combustão, flex, gás, híbrido leve e híbrido completo, e ainda com tração 4×2 ou 4×4.
A nova plataforma será montada em quatro regiões: Brasil, Turquia, Marrocos e Índia. A plataforma é fruto de uma parceria com a chinesa Geely.
A Renault é a marca francesa mais vendida no mundo, com 43% de suas vendas fora da Europa, ou 634.124 unidades em 2022. O Brasil é o segundo maior mercado da Renault no mundo e é sede de um dos três centros de engenharia e de quatro centros de design na empresa no mundo.