Terceiro SUV da marca foi projetado e desenvolvido no Brasil

Refinamento, acabamento de primeira, equipamentos e grande capacidade off road. Com essas características, a Jeep está apresentando nesta quinta-feira (26/8/21) o primeiro modelo da marca projetado e desenvolvido no Brasil, com a participação não apenas de engenheiros estadunidenses, mas acompanhado de australianos, indianos e representantes de outros países, uma vez que o carro poderá ser produzido nos países do Sudeste Asiático. Como grande parte dos países da região usa a direção do lado direito, estaria descartada uma eventual exportação do modelo feito no Brasil, mas ele poderá atender outros mercados.

Sim, o Jeep Commander, que está sendo produzido na fábrica de Goiana, em Pernambuco, pode se tornar um carro mundial. Mas por enquanto ele chega para ampliar a participação da Jeep no mercado de utilitários esportivos, ela que, com apenas dois modelos, Renegade e Compass, beira os 9% de participação no mercado interno. Com o Commander, que vai atender um segmento superior, a montadora deve ampliar a sua participação no mercado.

O carro chega em duas versões, Limited e Overland, ambas com duas opções de motor: o flex de 185 cavalos e o diesel de 170 cavalos, ambas turbo e com câmbio de nove marchas. A Jeep encheu o carro de equipamentos, especialmente no que se refere a segurança e condução, como você verá mais adiante, e não dispõe de nenhum opcional. Até a cor é de série, seja ela qual for.

O acabamento é requintado, com detalhes de aço escovado, alumínio e forração de couro pespontado, bancos com desenho almofadado, tudo de muito bom gosto.

Preparado para o sistema Proconve 17, o Commander oferece menor consumo, menos emissão de poluentes e melhor desempenho, especialmente na aplicação fora de estrada, com excelentes ângulos de entrada e saída e boa altura do solo, o que garante uma excepcional desempenho nas estradas de terra e terrenos acidentados (veja teste).

Na apresentação da empresa foram destacados os itens em que o Commander supera os concorrentes diretos, que, conforme a engenharia, são o Mutsubishi Outlander e o Volkswagen Tiguan. Em relação a esses o Commander supera nos seguintes equipamentos

– Espaço para as pernas dos ocupantes

– Espaço para a cabeça (altura)

– Terceira fila de bancos (ele tem capacidade para sete pessoas)

– Capacidade de carga

– Ângulos de entrada e saída

– Capacidade do porta malas

– Espaço para bagagem

Vale destacar os nove itens tecnológicos que fazem do Commander um carro seguro e prazeroso ao dirigir:

– Detector de ponto cego

– Detector de tráfego cruzado

– Sistema de estacionamento semi automático

– Aviso de mudança de faixa

– Ajuste de distância carro a carro

– Farol alto automático

– AEB (evita ou reduz acidente envolvendo ciclistas e pedestres)

– Identificação do limite de velocidade da via

– Avisos visual e sonoro de sonolência

Preços

Jeep Commander Limited Turbo Flex AT6: R$ 199.990,00

Jeep Commander Overland Turbo Flex AT6: R$ 219.990,00

Jeep Commander Limited Turbo Diesel 4×4 AT9: R$ 259.990,00

Jeep Commander Overland Turbo Diesel 4×4 AT9: R$ 279.990,00