Lançada no México, picape com autonomia de 840 km chega ao Brasil em outubro

A BYD anunciou nesta terça-feira (14/5/24) na Cidade do México a primeira picape híbrida plug-in da marca, a Shark, de porte médio, com distância entre eixos de 3.260 mm, o que deve proporcionar bom espaço interno. Tem uma luz de led que atravessa toda a frente, dando um aspecto de agressividade ao veículo, remetendo a um estilo robusto off-road.

No interior, painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e uma tela multimídia giratória de 12,8 polegadas. O motor é um 1.5 turbo de 430 cavalos que acelera de 0 a 100 quilômetros em 5.7 segundos.

A BYD Shark tem uma redução de 40% no consumo de combustível em relação às concorrentes a combustão. O sistema híbrido plug-in permite o uso apenas da eletricidade com uma autonomia de 100km. Junto com o motor a combustão a picape pode rodar até 840 km.

Tem um sistema de suspensão independente duplo na dianteira e na traseira, equilibrando agilidade de direção e conforto e a função VTOL (vehicle-to-load), onde o veículo se transforma em uma estação de energia móvel, podendo servir como fonte de energia para diversos aparelhos.

A picape pode ser gerenciada de forma remota, pelo aplicativo no celular, ativando o ar condicionado, a ventilação e o aquecimento dos assentos. A chave digital permite que os usuários acessem o veículo sem uma chave física, usando apenas um smartphone ou outros dispositivos inteligentes. A aplicação da funcionalidade de heads-up display garante a projeção de informações com informações importantes para a condução sem que o motorista precise olhar para o painel, melhorando a segurança na condução. Além disso, o veículo incorpora uma câmera panorâmica ultra-wide-angle de 540 graus, permitindo ao condutor observar os arredores e a parte inferior do veículo, facilitando a seleção da melhor rota durante a condução off-road.

“Estamos prontos para redefinir o cenário convencional das picapes a combustão por meio de tecnologia avançada, proporcionando aos usuários um estilo de vida caracterizado por oportunidades ilimitadas. A BYD está agora inaugurando a era da picape global de energia verde”, disse Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Americas.

Inicialmente a picape BYD Shark estará disponível apenas para o México, mas a chegada ao Brasil já está definida: ela começa a ser comercializada por aqui em outubro.