Veja também quais foram os maiores fabricantes de veículos do mundo em 2020

O mundo foi impactado pela pandemia do coronavírus no ano passado (e continua este ano), com a paralisação quase total da produção nos meses de março, abril e maio em vários países. Nos meses seguintes, mesmo com forte demanda, a produção não retomou ao patamar anterior por falta de peças, situação que em parte permanece até hoje.

O resultado foi uma queda de 16% na produção de veículos no mundo, com apenas 77.622.000 unidades saindo das linhas de montagem em 2020. Em 2019 foram produzidos 92.176.000 veículos automotores.

Mas o desempenho por país foi desigual, com alguns produzindo bem menos do que a média e outros quase empatando com o ano anterior. Agora você vai adivinhar qual foi o país que menos perdeu e o que mais perdeu em produção no ano passado entre os maiores fabricantes.

Não, não há surpresas: o que menos perdeu foi a China, líder mundial, que, com 25,2 milhões de unidades produzidas, teve um desempenho apenas 2% menor do que em 2019. E o que mais perdeu foi o Brasil. Com apenas 2.014.000 unidades produzidas, o Brasil teve um desempenho 32% inferior ao registrado no ano anterior (veja quadro).

Mesmo assim, o Brasil se mantém entre os dez maiores fabricantes de carros do mundo e também entre os dez maiores consumidores: ficou em nono lugar entre os fabricantes e sétimo em vendas.

Produção

Com os seus 25,2 milhões de carros, a China mantém considerável distância dos seus concorrentes. Os Estados Unidos, segundo colocado, produziu apenas 1/3 do volume chinês: foram 8.882.000, apenas 800 mil a mais do que o Japão, terceiro colocado.

Alemanha, Coreia do Sul, Índia e México aparecem em seguida, nesta ordem, na faixa dos três milhões de unidades. Ainda antes do Brasil vem a Espanha, na oitava posição e a Rússia fecha a lista dos dez maiores fabricantes (veja ranking de produção abaixo).

Vendas

Também no que se refere a consumo a China é líder absoluto, mas os Estados Unidos passam de oito milhões (de veículos fabricados) para 14,4 milhões de licenciamentos, ou seja: o país é um dos maiores importadores, com cerca de seis milhões de unidades no ano.

As posições no ranking de vendas são parecidas, mas o Brasil sobe dois postos: em 2020 ele ficou em sétimo lugar, com 2.058 unidades licenciadas e perdeu o sexto lugar para a França (veja ranking de produção abaixo) por apenas 42 mil carros (o equivalente a quatro ou cinco dias de vendas). Mesmo assim, está bem longe da quarta posição, que sustentou por cinco anos seguidos, de 2010 a 2014.

Ranking mundial de venda
2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ranking mundial de produção
2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem mais perdeu