Ícone estadunidense do fora de estrada, Ford Bronco Sport chega ao Brasil por R$ 257 mil
O Bronco Sport chegou ao mercado brasileiro. O novo utilitário esportivo da Ford está em sua sexta geração com muita tecnologia, segurança, desempenho e conectividade, prometendo dar trabalho a seus concorrentes. Custa R$ 256.900,00 e oferece um pacote de equipamento superior ao dos competidores diretos da mesma faixa de preço.
Nós aceleramos o novo SUV na pista de testes da Ford em Tatuí, onde foi possível avaliar o carro em varias condições de uso, asfalto e terra, testando tudo que ele oferece. Afinal, o SUV foi e continua sendo o ícone dos 4×4 nos Estados Unidos.
Dá pra dizer que de bronco só no nome, já que, embora com aspecto e característica aventureiros e valente em qualquer terreno, além da força do motor, é um carro confortável, dando muito prazer ao dirigir, além de divertido.
Lançamento mais esperado da Ford este ano, o SUV chega em uma única versão, a topo de linha, Widltrack. Equipado com motor 2.0 Eco Boost de 240 cv, transmissão automática de oito velocidades com sete modos de condução, tração 4×4, rodas de 17 polegadas e pneus de uso misto, dão ao modelo recursos para um ótimo desempenho fora de estrada.
“No desenvolvimento do carro nós focamos fortemente no público aventureiro para entregar uma experiência real de fora de estrada e também um desempenho e conforto espetacular no dia a dia. Por isso ele tem tantas soluções surpreendentes e vai encantar os brasileiros”, disse o engenheiro-chefe, Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul. “Além de um desempenho robusto em todos os tipos de terreno – continuou -, é um veículo prazeroso de dirigir, super versátil, silencioso e muito seguro.”
O Bronco tem um visual robusto, com formato quadrado que remete aos clássicos do anos 1960. A frente alta traz um conjunto de faróis e grade. Dentro dele, a assinatura de luz redonda se conecta com uma barra iluminada e o nome Bronco em destaque, em lugar do oval azul – uma característica dos carros-ícones da marca.
Na lateral destaque para os vincos marcados nas portas e caixa de rodas, alem do teto tipo safári que aumentou a percepção de espaço interno na segunda fileira.
Na traseira, lanternas verticais e posicionadas fora da tampa do porta-malas. Nos faróis, lanternas e outras partes do carro, como o vidro traseiro e o bocal de abastecimento, encontram-se os “Easter Eggs”, grafismos com referências históricas e funcionais do veículo.
O interior é requintado, tem acabamento em dois tons, preto e marrom, e materiais de textura diferenciada. Os bancos são revestidos de couro e camurça na parte superior e dispõem de aquecimento.
Na cabine, há painel de instrumentos digital com tela de 6,5 polegadas e central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, completa, inclui som B&O e carregador sem fio para celular, tomadas elétricas de 110v e 12v, porta-objetos inteligentes e porta-malas com sistema de gerenciamento de carga que permite criar diferentes divisórias e até uma mesinha auxiliar. Conta também com os recursos de conectividade do aplicativo FordPass, como partida remota e localização do veículo pelo celular.
No quesito segurança, além de nove airbags, ele vem equipado com tecnologias semi-autônomas avançadas, como piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre , sistema de alerta e centralização na faixa, assistente de manobras evasivas, alerta de ponto cego, farol alto automático, câmera traseira de visão 180° e reconhecimento de placas de velocidade.
O Bronco dispõe de um sistema de alerta de fadiga que monitora o comportamento do motorista por meio de sensores e recomenda uma parada para descanso ao detectar sinais de desatenção.
O Bronco Sport acelera muito, seu motor 2.0 com turbo e injeção direta de 240 cv e 38 kgfm de torque, combinado ao peso de 1.718 kg do veículo, que resulta numa relação peso/potência de 7,16 kg por cavalo, garante uma direção prazerosa e esportiva. E também é rápido: acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos.
Além de garantir um ótimo desempenho em estradas o Bronco também surpreende na tocada na estrada de terra, graças a um conjunto de equipamentos capaz de fazer você passar por obstáculos não deixando nada a desejar em comparação com os modelos puramente 4×4.
O motor foi recalibrado para uso no Brasil, o conjunto de equipamentos contempla transmissão automática de oito velocidades, com teclas para trocas manuais e resfriador de óleo, pneus de uso misto, 225/65 R17 Pirelli Scorpion AT. Esse conjunto chama a atenção tanto pelo desempenho em estrada como fora de estrada, evidenciando a versatilidade de uso do veículo.
Os sete modos de gerenciamento de terreno, o diferencial traseiro blocante e o exclusivo piloto automático para trilhas são recursos que contribuem para o seu ótimo desempenho fora de estrada.
Veja os sete modos de condução
Normal – para uso diário do veículo.
Eco – prioriza a economia de combustível, com trocas de marcha em rotações mais baixas, tração 4×2 e pedal do acelerador menos responsivo.
Esportivo – voltado ao desempenho no asfalto. Além de direção e suspensão mais rígidas, aumenta a aceleração e a transmissão mantém as marchas mais baixas por mais tempo.
Escorregadio – facilita o controle do veículo em superfícies molhadas ou gelo. O controle de tração é mais responsivo, mantendo os pneus em contato com o piso.
Areia – exclusivo para fora de estrada, em superfícies soltas, profundas e sulcadas. O motor e a transmissão aumentam a tração e permitem o patinamento das rodas para que o veículo não fique preso.
Rocha (Rock Crawl) – desenvolvido para navegar em terreno irregular, como grandes rochas, em velocidade muito baixa e controlada.
Lama/Terra – oferece uma experiência otimizada em terrenos irregulares e lama. Os controles de estabilidade e tração são menos restritivos, para permitir que os pneus girem mais e removam a lama dos sulcos.
O Bronco Sport tem uma boa posição de dirigir e oferece muitas conveniências para os ocupantes. As bolsas com zíper atrás dos bancos dianteiros e o porta-objetos sob o banco traseiro são alguns exemplos.
O porta-malas com 580 litros, ou 1.472 litros com o banco traseiro rebatido e o seu sistema de gerenciamento de carga permite montar uma prateleira completa ou parcial, uma divisória e até uma mesa. Conta ainda com alças e ganchos para fixação de objetos e equipamentos. O acesso ao porta-malas pelo vidro traseiro, com abertura independente, facilita o manuseio de bagagens. A tampa do porta-malas traz um sistema de iluminação externa, muito útil para atividades à noite ao ar livre, e alças que servem para segurar uma mochila ou tenda.
O Bronco Sport vai disputar um mercado onde foram vendidos no ano passado 3.000 unidades. Segundo a Ford seus principais concorrentes serão o Audi Q3, BMW X1 e o Land Rover Discovery Sport. Na comparação pela lista de equipamentos oferecidos entre eles, o Ford Bronco promete entrar na briga por ser mais barato e oferecer muito mais.
Luiz Cipolli Junior, especial para a Autoinforme