– Pela primeira vez o hatch fabricado em Piracicaba é o primeiro do ranking
– Corolla fica em quarto lugar, HRV em sétimo e Palio sai da lista dos dez mais
Pela primeira vez desde que começou a ser produzido na fábrica da Hyundai em Piracicaba, o HB20 é o carro mais vendido no Brasil. Os números referem-se à primeira quinzena de março, portanto essa posição precisa ser confirmada no fechamento do mês para que o feito entre para a história. Mas é um sinal do reconhecimento do hatch coreano pelo consumidor. O HB20 vendeu 5.464 unidades na quinzena, superando o Ônix, que foi o mais vendido no ano passado e permanece líder no acumulado de 2015. O carro da GM vendeu 5.158 unidades e ficou em segundo lugar.
As novidades no ranking não param por aí. É preciso destacar o bom desempenho do Corolla, que fechou a quinzena em quarto lugar, com 2.903 unidades. Antes dele, em terceiro, ficou o Ka, da Ford, com 3.298.
Outro que avançou no ranking foi o HRV. O utilitário esportivo da Honda ficou em sétimo lugar, com 2.665 carros. O quinto lugar é do Fox (2.697) e o sexto do Prisma (2.679). A picape Strada, em oitavo, o Gol, em nono e o Uno em décimo completam a lista dos mais vendidos.
E o Palio? Pois é: se confirmar a posição no fim do mês, também será pela primeira vez que o Palio deixa de figurar na lista dos dez carros mais vendidos no Brasil. O hatch da Fiat amargou um desprezível décimo primeiro lugar no ranking na primeira quinzena de março, com apenas 2.165 unidades. O Jeep Renegade também não emplacou um lugar entre os dez mais. Ficou em 12º lugar.
Ranking por modelo
1 a 15 de março
Class. | Marca | Unidades |
1º | Hyundai HB20 | 5.464 |
2º | GM Onix | 5.158 |
3º | Ford Ka | 3.298 |
4º | Toyota Corolla | 2.903 |
5º | Volkswagen Fox | 2.697 |
6º | GM Prisma | 2.679 |
7º | Honda HRV | 2.665 |
8º | Fiat Strada | 2.501 |
9º | Volkswagen Gol | 2.373 |
10º | Fiat Uno | 2.356 |
11º | Fiat Palio | 2.165 |
12º | Jeep Renegade | 2.055 |
13º | Hyundai HB20s | 2.047 |
14º | Fiat Siena | 1.900 |
15º | Volkswagen Up | 1.884 |
16º | Toyota Etios hatch | 1.747 |
17º | Toyota Hilux | 1.633 |
18º | Volkswagen Saveiro | 1.531 |
19º | Renault Sandero | 1.459 |
20º | Fiat Toro | 1.256 |
21º | GM Cobalt | 1.242 |
22º | Toyota Etios sedã | 1.147 |
23º | Honda Fit | 1.096 |
24º | GM S10 | 1.009 |
25º | Volkswagen Voyage | 925 |
26º | Ford Ecosport | 904 |
27º | Ford Ka sedã | 826 |
28º | Renault Duster | 780 |
29º | Renault Clio Hatch | 773 |
30º | GM Spin | 725 |
31º | Ford Fiesta hatch | 702 |
32º | Honda City | 684 |
33º | Toyota Hilux Sw4 | 674 |
34º | Renault Logan | 640 |
35º | Honda Civic | 632 |
36º | Volkswagen Amarok | 614 |
37º | Nissan Versa | 579 |
38º | Peugeot 2008 | 575 |
39º | Fiat Palio Weekend | 572 |
40º | Ford Ranger | 546 |
41º | Citroën C3 | 540 |
42º | Nissan March | 538 |
43º | Hyundai Tucson | 492 |
44º | Renault Oroch | 489 |
45º | Fiat Punto | 487 |
46º | GM Classic | 472 |
47º | Peugeot 208 | 449 |
48º | Hyundai Ix35 | 435 |
49º | GM Tracker | 424 |
50º | Nissan Sentra | 411 |