Aceleramos o SUV da Honda

O motor é a grande novidade do Novo HR-V, o utilitário esportivo que representa hoje a maior aposta da Honda no Brasil. A terceira geração do carro foi lançada em julho com as duas versões com motor aspirado. Agora a marca apresenta as duas top de linha, Touring e Advance, equipadas com o motor 1.5 Turbo de 177 cavalos de potência.

A Autoinforme avaliou a versão Touring numa viagem pelo litoral de Santa Catarina, no bom asfalto da BR 101 e num pequeno trecho fora de estrada. A propósito, ao Honda classifica o novo HR-V de um “off road urbano”. O que é isso: é um posicionamento mais para o dia a dia no uso do carro, em vez das características mais fora de estrada da primeira geração. Assim, o carro tem linhas mais clássicas, um desenho com linhas retas, uma linha de cintura bem alta, a poucos centímetros da área lateral envidraçada, o que remete a um carro mais encorpado, aspecto que ganha relevância com o capô, também alto.

O carro tem maior espaço interno que que a versão anterior, proporcionando mais conforto principalmente dos passageiros de trás, que, também contam com regulagem de saída do ar condicionado. O motorista também ganhou conforto, com o comando elétrico do banco.
O carro tem um acabamento de alto nível e um número de equipamentos considerável, com itens como sistema de aceleração e frenagem automáticas: avaliamos no percurso na estrada: o carro segue o tráfego à frente, reduz ou aumenta a velocidade dependendo do comportamento quando detecta um perigo, como foi o caso de um caminhão que entrou repentinamente na pista na esquerda onde eu trafegava. Outro sistema mantém o carro no centro da faixa, mesmo nas curvas. E operar esses sistemas é simples e rápido, acionando os botões no volante.

Mesmo com características mais urbanas, o novo HR-V mantém o aspecto aventureiro, com uma grande grade dianteira e boa altura do solo.

E a posição do motorista ficou ainda mais alta, o que amplia a visão da estrada e passa uma sensação de total controle do carro.

Veja a avaliação completa no Youtube da Autoinforme

Preços:

– EX Honda SENSING: R$ 142.500,00

– EXL Honda SENSING: R$ 149.900,00

– Advance: R$ 176.800,00

– Touring: R$ 184.500,00

Todos com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem.

Veja os principais equipamentos do HR-V Touring avaliado:

Segurança, tecnologia e serviço
ACC — Controle de cruzeiro adaptativo — Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;

CMBS — Sistema de frenagem para mitigação de colisão — Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera;

LKAS — Sistema de assistência de permanência em faixa — Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;

RDM — Sistema para mitigação de evasão de pista — Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;

AHB — Ajuste automático de farol — Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

HDC – Controle de descidas em rampas, que atua em superfícies de baixa aderência e mantém automaticamente a velocidade, permitindo ao motorista se concentrar exclusivamente no controle da direção, sendo desnecessário atuar nos pedais de freio ou acelerador. O HDC funciona entre 3 e 20 km/h e também é item de série em todas as versões.

Notificação Automática de colisão – Na eventualidade do motorista do carro se envolver em um acidente com deflagração do airbag, o carro enviará uma mensagem à central de relacionamento my Honda Connect, que poderá acionar suporte médico e os contatos de emergência previamente cadastrados pelo usuário.

Diagnóstico do carro – O carro constantemente avalia o bom funcionamento de seus sistemas. Ao encontrar alguma falha, na qual uma luz se acende no painel do veículo, um breve descritivo da ocasião (e como proceder) estará disponível no aplicativo.

Alarme de segurança — Se o alarme de segurança do veículo for disparado, um alerta será enviado para o celular do usuário, em qualquer lugar que ele esteja.

Encontrar meu carro — Verificação da localização na qual o carro se encontra estacionado e, se desejar, estabelecimento de rota até o veículo.

Painel de Controle — Verificação remota do status das portas, janelas, luzes e calibragem dos pneus, além do diagnóstico geral.

Rastreamento em tempo real – Acompanhamento da localização do carro em tempo real no mapa.

Cerca geográfica – O usuário determina, no mapa, uma área de controle. Em seguida, seleciona se deverá ser notificado quando o veículo entrar ou sair deste perímetro.

Alerta de velocidade — Após determinar uma velocidade máxima, o usuário receberá uma notificação todas as vezes que o veículo rodar além deste limite estabelecido.

Assistência 24h — Veículos novos Honda têm 2 anos de assistência 24h grátis. Por essa função do aplicativo, o cliente poderá solicitar serviços de guincho, chaveiro, carga de bateria, entre outros.

Controles remotos – Através de comandos no app, o usuário poderá remotamente acionar o ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar e travar portas e acionar buzinas e luzes.

Viagens — Dados de todas as viagens serão gravados e armazenados no aplicativo e o usuário poderá, posteriormente, verificar trajetória e estatísticas da viagem, tais como duração e velocidades máxima e média.

Manual do veículo – Versão digital simplificada do manual do veículo.

Assistente de Voz — Por meio do assistente de voz Google, o usuário poderá realizar comandos remotos e verificar status do carro (Painel de Controle).

Notificações – Comunicação entre a Honda e o cliente.

Agendamento de Revisão — Possibilidade de agendar revisões na concessionária de preferência.