Campeão do Selo Maior Valor de Revenda 2021, o modelo 2018 vale 10,7% a mais do que o OK

Ao contrário de um carro de passeio, onde o consumidor muitas vezes é levado pela emoção na hora da compra, o investimento num caminhão é sempre feito com mais cautela. O caminhão é um instrumento de trabalho e precisa trazer retorno ao caminhoneiro ou ao frotista, por isso o valor de revenda é talvez o principal atributo levado em conta na hora da compra.

O consumidor que, em 2018, resolveu apostar no Constellation 30-330 8×2 obteve a sorte grande. O caminhão semipesado Volkswagen não perdeu preço nesses três anos, ao contrário, teve uma valorização de 14,7%, desempenho, tornando-se o campeão geral do Selo Maior Valor de Revenda Veículos Comerciais de 2021.

Foi a primeira vez nesses vinte anos em que a Agência Autoinforme realiza o Estudo de Depreciação de Veículos que os preços dos usados ficam acima dos preços dos mesmos modelos OK. Treze, dos 180 caminhões avaliados no Estudo, tiveram valorização de preço em relação ao OK. Essa distorção dos preços ocorreu este ano em função da redução da produção em decorrência da falta de peças na indústria, notadamente a falta de semicondutores, o que provocou forte demanda para os modelos seminovos e como conseqüência o aumento dos preços.

O Selo Maior Valor de Revenda na categoria Caminhões teve cinco ganhadores por categoria. Além do Volkswagen Constellation, vencedor na categoria semipesado e campeão geral, ganharam a certificação este ano:

Categoria Semileve – Volkswagen Delivery Express   + 8,9%

Categoria Leve – Volkswagen Delivery 10160   +6,3%

Categoria Médio – Mercedes-Benz Accelo 1316 -10,1%

Categoria Pesado – Scania R 440 A 6X4           +5,4%

Nas sete edições do Selo Veículos Comerciais, a Mercedes-Benz venceu em 22 categorias e em seis oportunidades cravou o título de Campeão Geral. A Volkswagen faturou em sete categorias e teve dois títulos máximos; a Renault, em cinco categorias e dois com título de Campeão Geral e a Hyundai em quatro oportunidades e três vezes Campeão na categoria Utilitários. Fiat, Ford, Iveco, Kia, Scania e Volvo também obtiveram a Certificação por categoria.

Para formar o índice de depreciação ou, desta vez, de valorização, foram considerados os preços médios dos veículos zero quilômetro praticados em maio de 2018 e seus modelos correspondentes com três anos de uso, ou seja, em maio de 2021.

A 7ª edição do Selo Maior Valor de Revenda Veículos Comerciais é uma realização da Agência AutoInforme em parceria com Textofinal de Comunicação. O evento de premiação aconteceu no formato online, na sede da Braspress, em Guarulhos, no dia 30 de julho de 2021.