Mercedes-Benz foi o destaque da premiação
A revista Frota e Cia, especializada no setor de veículos pesados, revelou os ganhadores do Prêmio Lotus 2024, tradicional premiação que homenageia os modelos mais vendidos no ano anterior de cada categoria, com base nos números oficiais do Renavam, incluindo utilitários, caminhões e ônibus.
São 30 categorias, sendo 17 de caminhões, oito de ônibus, quatro de veículos utilitários e um Especial. A Mercedes-Benz, a maior ganhadora, conquistou sete certificações, três delas pela liderança alcançada no segmento de chassi para ônibus e no mercado de caminhões leves. Além de mais três pelo fato dos modelos Accelo 1016, Atego 1719 e Atego 2730 terem alcançado o topo do pódio em respectivas categorias (ver lista abaixo).
A foi reconhecida em seis categorias, reafirmando a liderança no mercado de caminhões, bem como nos segmentos médios e semipesados. Três caminhões da marca também ganharam o troféu em três concorridas categorias.
No segmento de caminhões pesados, o principal destaque foi a Volvo, que levou quatro certificações. Incluindo a de Caminhão do Ano e Caminhão Pesado acima de 400cv atribuídos ao modelo FH 540 6x4T, mais a de Caminhão Pesado de 400cv a 500cv por conta do bom desempenho do FH 460 6x2T.
Em quarto lugar aparecem a Stellantis empatada com a Marcopolo, com um total de três certificações cada.
Outras seis montadoras foram certificadas, por sua boa atuação em diferentes categorias: Scania, Renault, Mercedes-Benz Cars&Vans, Kia Motors, Caio Induscar e Agrale. A DAF Caminhões foi agraciada na Categoria Especial como Destaque do Ano.
“Ao completar 31 anos de realização, o Prêmio Lótus Campeão de Vendas, de Frota&Cia, reafirma seu compromisso de utilizar uma metodologia acima de qualquer suspeita, para indicação dos ganhadores de cada edição. A utilização de dados oficiais, de conhecimento público, oferece uma absoluta transparência à certificação, para servir de referência aos transportadores que necessitam ampliar ou renovar suas frotas de veículos comerciais “, disse o jornalista José Augusto Ferraz, autor da iniciativa.