A marca chinesa XCMG (iniciais de Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.) mostra na Fenatran a sua linha de caminhões elétricos.
Com mais de meio século de existência, a Xuzhou atua em 180 países e atende o Brasil há 20 anos com máquinas pesadas, para uso em setores de mineração, agronegócio e rodoviário com tratores, empilhadeiras, escavadeiras, carregadeiras, caminhões rodoviários e caminhões off-road, e agora está investindo na substituição das tradicionais máquinas movidas a diesel pela tecnologia elétrica.
A rede de concessionários é formada por 45 pontos de vendas e assistência técnica no Brasil, que comercializa os caminhões elétricos 10 a 80 toneladas.
“Nossa linha de caminhões 100% elétricos oferece três modelos, que não só trarão enormes benefícios em favor das políticas de ESG dos compradores, mas também nos próprios cálculos de TCO, visto que o posicionamento de preços dos modelos está bem competitivo”, disse Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da XCMG.
Veja os modelos oferecidos e as especificações técnicas:
E3-10T – R$ 450.000,00
PBT (Peso Bruto Total) de 10 toneladas. Motor de 270 cv de potência e 1.100 Nm de torque máximo, 10 toneladas de PBT (6.480 kg de carga útil) e capacidade máxima de bateria de 107 kWh, o E3-10T garante autonomia de até 250 km, que pode variar em razão da rota e da carga.
E7-18T – R$ 1.200.000,00
Com 285 cv de potência, 1.100 Nm de torque máximo, 16 toneladas de PBT e nenhuma partícula de emissão de poluentes, o caminhão médio 100% elétrico da XCMG que está endo lançado na Fenatran é chamado de E7-18T. Focado no transporte urbano, o modelo adapta-se perfeitamente à coleta de lixo, por exemplo, com grandes vantagens ambientais.
E7-80T – R$ 1.500.000
Motor de 747 cv de potência, o que o coloca como um dos mais potentes do mercado brasileiro, além de render 2.800 Nm de torque máximo. O PBTC homologado é de 74 toneladas ou 80 ton de CMT.