A Cummins apresentou na Fenatran, feira de transporte que acontece no São Paulo Expo (vai até dia 8/11), um motor conceito movido a etanol, para equipar caminhões pesados.

O motor B6.7 é uma das soluções da empresa para buscar o uso de fontes renováveis como uma alternativa estratégica para a matriz energética nacional.

A Cummins, que se considera uma empresa de tecnologia, tem como objetivo atingir descarbonização zero, único caminho para a salvação do Planeta, que sofre com as mudanças climáticas como consequência das emissões de carbono por motores que usam derivados de petróleo.

“Essa solução representa um passo importante para a empresa no Brasil, que está em uma posição única para avançar de forma sustentável. Precisamos reconhecer o imenso potencial da nossa matriz energética e infraestrutura. Para isso, é essencial encontrarmos soluções que aliem inovação e viabilidade econômica para o nosso País”, disse Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.

O B6.7 etanol é o primeiro motor turbo com ignição por centelha e baixas emissões de NOx e representa um termômetro para a Cummins Brasil medir a receptividade deste biocombustível como alternativa energética para o setor. Equipado com um cabeçote de duplo comando de válvulas e um sistema de injeção de combustível a 350 bar, o motor entrega 325 hp (330 cv) a 2800 rpm e torque de 895 Nm a 1800 rpm, destacando-se pela eficiência no consumo e manutenção simplificada.

“O etanol é uma realidade consolidada no Brasil desde os anos 70, sendo um combustível sustentável com uma infraestrutura de distribuição bem estabelecida em todo o país”, afirma Rishi, ratificando que o B6.7 etanol é mais um passo na nossa jornada de descarbonização da empresa.