A experiência tem como objetivo regulamentar o peso por eixo que permita o trânsito de pesados elétricos pesados de forma segura

Caminhão Volvo FM ELECTRIC 100% Elétrico. Foto: Rodolfo Buhrer / La Image / Volvo

Caminhões pesados elétricos da Volvo farão parte de uma experiência de rodagem em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias.

O projeto faz parte de um estudo do governo, entidades acadêmicas e empresas da iniciativa privada, coordenado pelo Ministério dos Transportes oficializou e tem por objetivo verificar como caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento. Os resultados preliminares indicam que os resultados podem ser positivos.

O objeto é regulamentar o peso por eixo que permita o trânsito de caminhões e caminhões-tratores elétricos pesados de forma segura e eficiente.

O estudo é liderado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), em parceria com a Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UNB) e o Laboratório de Pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAPAV/UFRGS).

A Volvo visa a descarbonização no transporte comercial globalmente. A meta é reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus caminhões até o fim da década e chegar a zero emissões em 2040.

Seus caminhões elétricos já rodam na Europa desde 2019 e agora chega ao Brasil.