Vai brigar no segmentos dos SUV, que aumentou a participação de 6,8% em 2012 para 17,4% este ano
O segmento dos utilitários esportivos, que não para de crescer, ganha mais um concorrente de peso com a chegada do Equinox, que a rede Chevrolet começa a vender nesta sexta-feira, 20, em uma única versão, tendo como principal concorrente o Compass, da Jeep, que já disputa um lugar entre os dez carros mais vendidos no Brasil.
O Equinox vem recheado de tecnologia e o motor 2.0 de 262 cavalos usado na versão básica do Camaro. Com ele, mais a transmissão automática de nove marchas, o Equinox atinge 100 km/h em 7,6 segundos, mesmo sendo um carro pesado, 1,6 tonelada. E segundo a fábrica tem um bom consumo: faz 8,4 quilômetros com um litro de gasolina em circuito urbano.
O carro tem frenagem automática de emergência, alerta de esquecimento de criança no banco de trás, star stop, controle de balanço do reboque com atenuação de capotamento: quando o motorista começa a perder o controle do reboque, o sistema corrige para não ocorrer o acidente.
O Equinox tem também assistência de permanência na faixa de rolamento, que é acionado quando o motorista perde o controle da direção. Vem com alenta de proximidade na traseira: uma trepidação no banco indica o lado em que está a pessoa.
O farol também é inteligente, ao deparar com uma pista com baixa luminosidade, o farol alto é ligado automaticamente Tem ajustes elétricos dos bancos com memória em todas as direções, sistema de estacionamento semi automático longitudinal e transversal..
O Equinox vai custar R$ 150 mil. Segundo Hermann Mahnke, a opção de verão única e redução de opcionais tem o objetivo de valorizar o consumidor, que consegue obter um bom valor do seu carro no mercado de usados. Hermann lembrou que a GM tem uma longa história no segmento de utilitários esportivos: “Foi a primeira marca no mundo a ter um carro nesse segmento, o Suburban, e também a primeira no Brasil, com a Veraneio”, disse o diretor de Marketing da montadora. Ele lembrou que o segmento teve um crescimento exponencial no Brasil nos últimos anos e a marca quer aproveitar essa onda agora também com o Equinox.
Em 2012 o utilitário esportivo representava 6,8% do mercado total. Dois anos depois tinha 8,2% e em 2016 conquistou 14,2%. A projeção da empresa é que o segmento feche 2017 com 17,4% de participação.