A Ford F-150 é também a maior do mundo; pode ser encomendada a partir desta terça-feira (14/2/23)
A picape líder de vendas há 41 anos nos Estados Unidos chega ao mercado brasileiro para disputar um segmento que está crescendo, o das picapes grande, rivalizando com a RAM e Chevrolet Silverado (que deverá chegar ainda este ano). A picape chega em março, porém a partir de amanhã (14/2/23) já é possível reservar essa que é considerada a maior picape do mundo. Mas no comunicado à imprensa, informando sobre a pré-venda e detalhes do veículo, a empresa não revelou o preço; apenas alertou que vai permitir a reserva de “apenas uma unidade por CPF”.
A nova picape é um dos dez lançamentos programados pela Ford no Brasil em 2023. Ao lado da Ranger e da Maverick com motorização híbridas, ela chega para ampliar a família e formar a linha mais completa do segmento. É a única com carroceria de liga de alumínio ultra resistente, que aumenta a rigidez e reduz em cerca de 200 kg o peso do veículo.
Vem em duas versões, Lariat e Platinum, equipadas com motor V8 5.0, transmissão automática de 10 marchas, tração 4×4, pacote off-road FX4 e oito modos de condução.
A cabine traz painel 100% digital de 12 polegadas, teto solar panorâmico, som premium da B&O e ajuste elétrico com memória para os bancos, volante e pedais. A caçamba tem tampa com acionamento elétrico para abertura e fechamento, escada de acesso, tomada de 110 volts, iluminação em led e proteção do tipo “spray-in”.
A F-150 tem sistema multimídia e de conectividade de nova geração, com conexão sem fio para Apple Car Play e Android Auto e sistemas de iluminação e câmeras externas 360º.
A carroceria tem 5.880 mm de comprimento, 1.960 mm de altura e 2.090 mm de largura. Rodas de 20” com pneus all-terrain Hankook 275/65 R20. Conjunto óptico de led, com farol alto automático e conversão dinâmica em curvas.
A versão Lariat tem acabamento escurecido nas rodas, grade, maçanetas e retrovisores. Já a Platinum entrega um pacote voltado para o luxo e refinamento, com itens cromados de acabamento brilhante ou acetinado.
Dispõe de ajuste elétrico com memória para o banco do motorista (10 posições), para o banco do passageiro (8 posições), volante (altura e profundidade) e pedais. O assento traseiro pode ser rebatido para acomodar bagagens e, abaixo dele, há um prático compartimento de 55 litros com chave.
A F-150 Lariat conta com detalhes em tom avermelhado no painel, nas laterais e no console. A versão Platinum traz detalhes e costuras dos bancos em tom terroso, pequenas placas com o nome da versão e o oval Ford prateado no volante, sendo o único veículo da marca a oferecer essa execução, o que ressalta a sua exclusividade.
No console central, a manopla de câmbio 100% retrátil permite criar uma mesa de apoio para equipamentos, como laptops. Externamente, o estribo com assistência elétrica é acionado automaticamente ao se aproximar com a chave, como uma saudação de boas-vindas.
Em ambas as versões o sistema de som é da B&O, com subwoofer na traseira e um total de oito alto-falantes na Lariat e 18 na Platinum.
A picape tem chassi de aço e cabine e caçamba feitas com quatro ligas de alumínio de alta resistência, usadas em aplicação militar, que aumenta em 29% a rigidez na parte frontal e em 5,8% a rigidez torcional e reduz o peso do veículo em 200 kg.
O motor Coyote V8 5.0 a gasolina da F-150 é o mais potente da categoria, com 405 cv (@ 6.000 rpm) e torque de 56,7 kgfm (@ 4.250 rpm). O câmbio automático é de dez marchas, com opção de trocas manuais.
Acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e faz 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, o que permite uma autonomia de mais de 1.000 km.
Tem oito modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço lento e Rebocar/Transportar. A caçamba comporta 1.370 litros e capacidade de carga de 728 kg na versão Lariat e de 681 kg na Platinum. Ambas podem rebocar 3.515 kg.
Conta com oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos dianteiros), assistência ao motorista como: piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização na faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de descida, sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e os exclusivos assistentes de manobras evasivas e cruzamentos.