Marca italiana vendeu 14,4 mil carros, quase quatro mil a mais que GM e Volks

Processo Produtivo Nova Strada- Foto Leo Lara/Studio Cerri

A primeira quinzena de fevereiro indica uma queda expressiva de vendas no varejo. Foram licenciados apenas 82.479 carros e comerciais leves, uma queda de 20% em relação ao mesmo período do ano passado: os dois fevereiros, de 2020 e de 2021, contam com o mesmo número de dias úteis: 20. Assim, as vendas diárias também tiveram queda semelhante: de 20%, com 8.248 carros por dia, contra 10.308 no ano passado.

Quem está aproveitando o momento é a Fiat, que fechou janeiro na liderança e segue como a marca mais vendida também neste mês. A italiana vendeu 18.430 carros na quinzena, contra 13.840 da GM, segunda colocada, e 13.554 da Volkswagen, que ficou em terceiro lugar. Mais do que isso, a Fiat foi a única marca entre as dez mais vendidas que cresceu no período. Além dela, apenas a Caoa Chery, a Mitsubishi e a RAM venderam na primeira quinzena de fevereiro mais do que no mesmo período do ano passado.

Além de manter a Strada na segunda posição no ranking por modelo (o Onix continua na liderança), a Fiat colocou quatro carros entre os dez mais: além da picape, estão na lista o Mobi, o Argo e a Toro.

A Ford despencou para a décima posição. Veja os números das dez marcas mais vendidas na quinzena

Ranking por marca
1ª quinzena de fevereiro

Marca Unidades
1) Fiat 18.430
2) GM 13.840
3) Volkswagen 16.738
4) Hyundai 7.677
5) Jeep 5.305
6) Toyota 5.299
7) Renault 4.193
8) Honda 4.123
9) Nissan 3.314
10) Ford 1.998