Os melhores desempenhos foram no segmento de motos (-10%), na região Sul (-4%) e carros com mais de 13 anos (-6%)

A tese do “carro como bolha de proteção” contra o coronavírus fez sucesso no mercado de usados. O fenômeno, que começou na China após o pico da pandemia, quando o mercado naquele país cresceu em níveis acima do ano anterior, atingiu também o mercado de carros usados no Brasil.

O resultado foi que o setor teve uma queda muito menor do que o de carros novos. Enquanto os licenciamentos de OK caíram quase 30% em 2020, as transferências tiveram queda de 15%, considerando todos os tipos de veículos: carros, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas.

O caso das motos foi ainda mais emblemático: com falta de modelos OK nas concessionárias, o mercado de usadas inchou. A procura cresceu assustadoramente por causa do aumento da entrega de comida e outros produtos em domicílio e os preços subiram. O resultado foi uma queda de apenas 10% nas vendas, bem abaixo da queda do mercado total de usados, que foi de 15%. O ano fechou com 2,7 milhões de motos transferidas de dono.

No mercado total, as vendas na região Sul foram as que mais caíram, apenas 4%, enquanto a Região Sudeste registrou a maior queda, 22%.

Os dados mostram ainda uma curiosidade interessante em relação ao tempo de uso dos veículos vendidos em 2020: os mais velhos, com mais de nove anos de idade, reagiram melhor à pandemia e encerraram o ano com uma queda entre 6,3% (velhinhos) e os carros com nove a 12 anos de uso venderam 6,7% a menos que em 2019.

Queda de vendas de usados foi de apenas 15%

(Não houve nenhum índice positivo)

Total -15%
Autos -18%
Motos -10%

 

Por região

Sul -4%
Sudeste -22%
Centro Oeste -11%
Nordeste -14,9%
Norte -7%

 

Por tempo de uso

0 a 3 anos -17%
4 a 8 -25,6%
9 a 12 -7%
13 ou mais -6%

 

Os usados mais vendidos em 2020

1) Gol 9,0%
2) Palio 5,2%
3) Uno 5,1%
4) Fiesta 3,5%
5) Celta 3,3%
6) Ka 3,0%
7) HB20 3,0%
8) Onix 2,9%
9) Fox 2,8%
10) Corolla 2,8%