Maior investimento da indústria automotiva prevê o lançamento de 40 modelos até 2030
CEO global, Carlos Tavares, anunciou a operação ao presidente Lula

Carlos Tavares e Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis América do Sul
A Stellantis anunciou nesta quarta-feira (06/03/24), em Brasília, o que chamou de “maior plano de investimentos da história da indústria automotiva do Brasil”.
O último grande investimento da Stellantis foi há cinco anos, de 16,5 milhões de reais, que se completa em 2024 ainda com o lançamento de vários modelos, entre eles o Compass híbrido e o Commander.
A empresa teve uma renda líquida no ano passado de 189,5 bilhões de euros e 18 bilhões de euros de lucro líquido na operação global. “O Brasil teve uma participação importante nesse resultado e realizou um trabalho fantástico desde a criação da Stellantis em 2021”, disse o CEO global da empresa, Sr. Carlos Tavares. O Dirigente disse que os 30 bilhões anunciados hoje vão priorizar, nos próximos cinco anos, as áreas de: Bio híbrido, novos produtos, novas tecnologias e Power Trains.
Os investimentos compreendem a redução das emissões de carbono e reformas estruturais da empresa no Brasil, que busca a liderança da mobilidade segura, sustentável e acessível.
“Temos todas as tecnologias da mobilidade; vamos usá-las na medida das necessidades e no momento certo para melhor servir a sociedade”, disse Carlos Tavares.
Num indicativo de que a prioridade será a manutenção do motor a combustão, ante ao elétrico, Carlos Tavares destacou que a pegada de carbono do híbrido flex é melhor do que a do carro elétrico. Questionado sobre o uso da gasolina no Flex, Tavares disse que a empresa está desenvolvendo um motor especialmente a etanol para usar com a tecnologia híbrida e assim garantir a redução dos níveis de emissões.
Destacou também que, para que as tecnologias funcionem bem, elas têm que ser acessíveis. “A questão não é a melhor tecnologia ou a tecnologia mais limpa, mas sim, a tecnologia melhor e mais limpa que a classe média possa comprar”.
Ele revelou que o custo de produção do carro elétrico é de 30 a 40% maior do que um carro a combustão. O resultado no investimento em carro elétrico, portanto, seria vender com prejuízo ou transferir o custo para o consumidor, o que é impossível. “A China só consegue isso com subsídio do governo”.
O investimento de 30 bilhões de reais prevê o lançamento de 40 modelos (reestilizados ou novos) até 2030. O primeiro deles será já no segundo semestre deste ano.
Carlos Tavares e Emanuele Cappellano (CEO da Stellantis América do Sul) tiveram na manhã de hoje anunciando o investimento no Palácio do Planalto ao Presidente Lula.
Eletrificação
A Stellantis está investindo mais de €50 bilhões em eletrificação ao longo da próxima década, e está no caminho para se tornar uma empresa com zero emissão de carbono até 2038, incluindo todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.
Novos sistemas de propulsão a partir das tecnologias Bio-Hybrid
Uma das protagonistas deste investimento é a tecnologia Bio-Hybrid, que combina eletrificação com motores flex movidos a biocombustíveis (etanol) em três diferentes níveis. O Polo Automotivo Stellantis em Betim, no Brasil, é o centro global da empresa no desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid, dando continuidade ao seu legado de inovação. A Stellantis, através da marca Fiat, foi pioneira no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de motores a biocombustíveis, que em 1979 utilizava 100% etanol. No futuro, a região também produzirá um veículo elétrico a bateria (BEV).
A produção dos primeiros veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid é flexível e pode ser integrada a diversos modelos fabricados pela Stellantis. É compatível com todas as linhas de produção da empresa na região. As novas tecnologias híbridas e elétricas fortalecerão ainda mais a engenharia brasileira e da região, além da indústria nacional. A tecnologia Bio-Hybrid é suportada por três powertrains híbridos que serão gradualmente produzidos e introduzidos no mercado. Essas novas tecnologias incluem a Bio-Hybrid; Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem; Bio-Hybrid Plug-In; e BEV (100% elétrico). As novas tecnologias híbridas começarão a ser disponibilizadas até o final de 2024.