– De série em todos os carros da marca, o Volvo Oncall também trava o motor em caso de roubo

Volvo_Oncall_botão2

A partir de 2020, nenhum ocupante de um carro da Volvo morrerá ou terá ferimentos graves em caso de acidente. Esse é o objetivo da empresa sueca que, para isso, segue desenvolvendo novas tecnologias de segurança ativa e passiva.

Equipando os carros vendidos no Brasil desde 2012, o sistema Oncall faz parte deste projeto, um programa de monitoramento e conectividade, ligado a uma central 24 horas, sete dias por semana e que, entre outras coisas, aciona o socorro automaticamente.

De série em todos os carros da marca o equipamento já integra quase 10 mil veículos no Brasil.

“Este sistema é pioneiro no Brasil e é extremamente importante para o nosso projeto de ter um carro totalmente seguro até 2020”, disse Jorge Mussi, executivo da Volvo.

Volvo_jorgemussi_executivo

Em caso de acionamento do airbag, a central é avisada e entra em contato com o motorista, caso ele não responda, a central chamará uma ambulância para o local, além de avisar a polícia e os bombeiros. Em três anos, 138 acidentes foram registrados pela central, sendo que em nenhum deles houve vítima fatal ou mesmo machucado grave.

Outra função muito importante do sistema é a recuperação do veículo em caso de roubo, que no Brasil teve 100% de sucesso nos 34 casos em que a central foi avisada.

Ao perceber que o carro foi furtado ou roubado, o motorista entra em contato com a central que faz o rastreamento. A central aguarda até que o bandido pare o veículo (até mesmo em um farol) e trava o motor, não deixando mais o ladrão ligar o carro. Vale ressaltar que a central vai monitorando o veículo e aguardando o momento ideal para a paralisação do motor, evitando que ele seja travado com o carro em movimento, o que poderia provocar um acidente.

V

Além destas funções, o cliente tem acesso a muitos outros serviços pelo aplicativo, como: verificação do nível de combustível e a autonomia do veículo, a data da próxima revisão, a procura do carro no estacionamento.

O sistema permite também ligar o carro pelo aplicativo para que o ar-condicionado refrigere a cabine antes de o motorista entrar e destravar as portas à distância. Em caso de quebra, a central enviará um guincho até o local e providenciará um carro reserva se necessário.

Volvo_Oncall_travamento das portas pelo celular2

O carro é equipado com um botão que faz o contato direto com a central, caso o motorista não tenha como ligar ou acessar pelo aplicativo. Em três anos, a central recebeu aproximadamente 34 mil chamados, grande parte apenas para testar o equipamento.