O concurso Green Truck Award, organizado pelas revistas alemãs Trucker e Verkehrs Rundschau, elegeu o Scania Super como o caminhão mais eficiente em termos de transporte, com o título de Caminhão Verde.
Os concorrentes passam por teste de rodagem e aspectos que buscam checar a eficiência em termos de transporte e sustentabilidade, como: consumo, velocidade, volume do aditivo utilizado (que no Brasil equivale ao Arla 32) e peso do caminhão (quanto mais leve, melhor).
Em 100 km de distância, a diferença do Scania Super em relação ao segundo colocado foi de 0,41 litro de combustível, índice muito significativo considerando que um caminhão pesado percorre 150.000 km por ano na Europa.
Lançado na Europa em 2021, o Scania Super chegou ao Brasil no ano seguinte, já com a tecnologia Euro 6, equivalente à nova lei de emissões Proconve P8, iniciada em janeiro de 2023, com um trem de força 100% novo (motor, caixa e diferencial).
“É o nosso caminhão mais econômico da história”, disse Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, destacando que ele proporciona uma economia de até 28% sobre a geração Euro 5.
A Scania ganhou em nove das 14 edições do Caminhão Verde na Europa