– Novo sistema vai melhorar a automação e a qualidade dos caminhões A Scania inaugurou no Brasil uma fábrica de pintura e montagem de cabines de caminhão, na unidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. O projeto foi inspirado nas unidades que a empresa mantém na Suécia e na Holanda, o que vai tornar o trabalho mais eficiente e automatizado. Per-Olov Svedlund, presidente da Scania América Latina, disse que a nova fábrica vai melhorar a qualidade de produtos e soluções que a empresa entrega aos clientes. A eficiência da fábrica é garantida pela automação de processos, como o sistema de transporte de peças e de plataformas elevatórias.
A pintura automatizada evita perdas expressivas de material: a nova linha usa 40% menos de tinta em relação à antiga e excedente é reutilizado. Um túnel de luz de led, com 400 luminárias, checa as falhas na pintura por mais discretas que sejam, e assim poderão ser corrigidas. O prédio onde está instalada a cabine tem um sistema de ventilação por pressão positiva, impedindo a entrada de ar e de partículas externas que possam causar defeitos na pintura. Tem também um sistema de reutilização da água da chuva, captada para ser utilizada em sanitários e limpeza externa, a nova iluminação reduz em até 50% o consumo de energia.
Parte do calor gerado é reaproveitado nas estufas, a tubulação conta com sistema de limpeza por arraste que diminui desperdícios de material e contribui para a conservação dos equipamentos.