– Renault quer manter a participação no segmento, com versão de entrada R$ 10 mil mais barata do que a concorrência
O segmento dos utilitários esportivos pequenos está passando por um revolução, com lançamento de novos modelos (HR-V, Renegade e 2008, que chega na semana que vem) e os atuais líderes preparando-se para a batalha.
De olho nas mudanças e investimentos dos concorrentes, a Renault apresentou nesta segunda-feira (30) o Duster 2016, com mudanças superficiais mas que, para a montadora, são suficientes para que o carro mantenha o nível de participação no segmento, uma vez que a empresa avalia o Duster como um carro com desenho ainda bem atual.
As principais novidades no desenho são: nova grade frontal, novos para-choques, novas rodas e novas lanternas traseiras de led, que merecem destaque, pois deixaram a traseira do veículo muito mais bonita.
Internamente, volante com piloto automático, novo acabamento dos bancos e novo kit multimídia, com funções sincronizadas com smartphones, acesso a informações de trânsito em tempo real, de seis cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Salvador), acesso a mais de 100 mil rádios online, busca por restaurantes e outros locais próximos da sua localização, entre outras. A maioria destas funções ocorre pelo aplicativo Aha.
O carro também ganhou a função Eco, que ajuda a reduzir o consumo em até 10%, limitando a potência do ar-condicionado, as rotações por minutos e outras funções.
Com relação ao motor, o carro continua sendo vendido nas versões 1.6 e 2.0. A motorização 1.6 passou por uma recalibragem para ganhar mais torque, a 2.0 também passou por mudanças e ganhou cinco cavalos. O câmbio pode ser o manual de cinco marchas ou o automático de quatro, dependendo da versão.
A Renault não divulgou a expectativa de vendas, mas o vice-presidente comercial da empresa, Gustavo Schimdt, disse que espera manter a participação no segmento, isto é: aumentar em cerca de 15% o volume vendido no ano passado, que foi de 48 mil carros.
A empresa acredita que 75% do volume vendido será das versões com motor 1.6. No ano passado o Duster vendeu 48 mil unidades.
Para manter a participação de 2014, a Renault aposta na renovação do Duster, além de acreditar que o carro seja a porta de entrada para o segmento, tendo versões bem equipadas com preços menores que os dos concorrentes, o que pode ser um diferencial importante.
A versão básica do Duster custa R$ 62.990,00, contra R$ 71.890,00 do Ecosport, R$ 69.990,00 do HR-V e R$ 69,9 mil do Renegade. As diferenças de equipamentos nas versões de entrada não são relevantes.
Avaliação
Saímos do Aeroporto de Viracopos e partimos em direção a cidade de Morungaba, interior de São Paulo, à bordo do Duster Dynamique 1.6. Ao entrarmos na estrada, pudemos perceber que mesmo com a recalibragem, o motor ainda sofre com o peso do carro em baixa velocidade, obrigando o motorista a esticar mais a passada de marcha. O cãmbio manual cumpre o seu papel, sem grandes destaques.
Depois dos 90 km/h o carro embala e atinge tranquilamente o limite da rodovia, tendo facilidade para chegar a velocidades maiores, mas que não são permitidas na via. A direção hidráulica é leve e precisa, deixando o motorista com o carro na mão, porém, com a grande distância do solo, o Duster não encoraja ninguém a fazer uma curva em alta velocidade.
A cabine é silenciosa, permitindo o motorista ouvir até o vento passando ao lado do carro. A disposição dos botões no painel é boa e de fácil acesso. A tela do kit multimídia, que é sensível ao toque, poderia estar posicionada mais para cima. O espaço interno é digno de um utilitário e o porta-malas também.
Confira o preço de cada versão:
Expression 1.6 MT – R$ 62.990,00
Dynamique 1.6 MT – R$ 67.990,00
Dynamique 2.0 MT – R$ 72.990,00
Dynamique 2.0 AT – R$ 75.990,00
Dynamique 2.0 4×4 – R$ 78.490,00
Caio Bednarski