Prêmio pela Mobilidade e Inovação Sustentável revela ações sociais e ambientado de clientes
O objetivo era criar um relacionamento junto aos clientes – concessionárias e lojistas de automóveis – e o resultado foi além da expectativa. O Prêmio Santander pela Mobilidade e Inovação Sustentável, que a Santander Financeira realizou junto aos 30 mil revendedores de carros cadastrados revelou uma intensa participação dos comerciantes chamados de “o mundo da roda” em relação a iniciativas sustentáveis e de meio ambiente.
Foram 170 inscritos, entre grande e singelos projetos que visam a transformação social, desde atendimento à saúde da comunidade, com o suporte odontológico, até simples distribuição de refeições, passado por ações como escolinha de futebol e apoio a educação
“A resposta à participação do Prêmio foi uma grata surpresa; muitos lojistas realizavam pequenas ações de apoio à comunidade, mas não tinham a percepção de que se tratava de um projeto social”, disse Cezar Jakinian, CEO da Santander Financeira, que é a maior empresa de concessão de crédito a pessoas físicas no Brasil.
A premiação foi realizada nesta terça-feira (6/7/24) na sede do Banco Santander, em São Paulo, com a presença dos representantes dos 12 projetos ganhadores nas categorias sustentabilidade, meio ambiente e transformação social, que receberam R$ 200 mil em premiações.
Na categoria Transformação Social, o projeto vencedor foi da Uvel, de Jaraguá do Sul (SC), voltado à inclusão de mulheres e à promoção da igualdade de gênero.
Entre as lojas multimarcas, o primeiro lugar ficou com o projeto Jovens da Baixada, uma escola de futebol para 150 crianças em situação vulnerável mantida pela Roni Motors, de Santos (SP).
Na categoria Iniciativas Sustentáveis, a Mc Larty Maia, rede paulistana de concessionárias das marcas BMW, Jeep e Toyota, foi a vencedora com o projeto Repense – Costurando o Futuro, de reciclagem dos uniformes dos funcionários. Já a Auto Nível Multimarcas, da zona leste de São Paulo, ganhou com o projeto arquitetônico da sua unidade idealizado sob o conceito de construção a seco, que prevê a utilização mínima de materiais e de recursos naturais, e uso de energia limpa.
“A força dos projetos demonstra o protagonismo crescente do ESG dentro das organizações o que, para nós, é fundamental na relação com nossos parceiros comerciais”, disse Cezar Jakinian, lembrando que a empresa assumiu o compromisso de ser uma Financeira Verde.
Veja a lista completa dos projetos vencedores:
Categoria Transformação Social – Concessionárias
1º colocado – Uvel Comercial de Veículos LTDA
O intuito do Projeto é levar para mulheres liberdade emocional, profissional e financeira para que elas se desenvolvam a assumam seus lugares de responsabilidade na sociedade, podendo assim, construir uma comunidade com mais igualdade de gênero, posicionamento feminino e por consequência fomentar a economia regional.
2º colocado – Atri Comercial LTDA
A Fundação Atri é um programa de assistência para crianças, adolescentes e famílias em situação de risco, visando promover mudanças significativas por meio de ações e projetos alinhados com a rede socioassistencial.
3º colocado – Autonunes LTDA
Promove a transformação humana através da Arte-Educação, oferecendo a formação e profissionalização na música e na dança a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e apoia as famílias desses alunos, oferecendo capacitação em técnicas de artesanato, fomentando o empreendedorismo social.
Categoria Transformação Social – Lojas
1º colocado – Roni Motors Automóveis Multimarcas LTDA
Projeto iniciado em 2019, o Grêmio Ronimotors tem como seus pilares o esporte, assistência social e apoio a cultura. Dentre todos os projetos, o principal é o “Jovens da Baixada” , escolinha de futebol que atende 150 crianças e adolescentes em vulnerabilidade.
2º colocado – Graziel Veículos LTDA
O Projeto Odonto Esperança, possui como público alvo crianças de 03 a 11 anos em que levam atendimento odontológico através de uma Mimi Van adaptada com equipamentos que atendem simultaneamente 02 pacientes com total estrutura e condições de atendimento. Tiveram um investimento inicial de 200 mil reais, e contam com nove voluntários.
3º colocado – Marios Garage LTDA
Desde 2019, o Projeto Encantar é uma ONG que ajuda pessoas e animais em situações vulneráveis. Com 23 empresas apoiadoras, em 2022 atenderam 1105 pessoas com entregas de cestas básicas além de campanha na Páscoa, Dia das Crianças e Natal.
Categoria – Iniciativas Sustentáveis e Meio Ambiente – Concessionárias
1º colocado – McLarty Maia
O Projeto Repense é um projeto com foco na reciclagem dos uniformes dos colaboradores para a produção de cobertores destinados à doação. Em 2023 destinaram 144 kg de uniformes (453 peças), além disso buscam sensibilizar e engajar stakeholders internos e externos para criarem impacto social e ambiental positivo.
2º colocado – Platinum automóveis importados LTDA
Com início em 2020, o projeto Osten Consciente possui um calendário de ações mapeadas para os próximos 5 anos. Com usina de energia fotovoltaica própria, conseguiram evitar 270,16 t de CO2 em quase dois anos. Realizam a captação de água pluvial para reuso, logística reversa dos resíduos e possuem estações de carregamento de veículos elétricos.
3º colocado – Empresas Revemar
O Projeto Direção Sustentável no Descarte Consciente faz parte dos 5 pilares de atuação do Grupo (Meio Ambiente, Social, Governança e Segurança) e tem como objetivo destinar de forma adequada todos os resíduos gerados em nossas lojas.
Categoria Transformação Social – Lojas
1º colocado – Auto Nível Veículos LTDA
Redução de 20kg de CO2 anualmente. Além disso também possuem posto de carregamento de veículos elétricos e um olhar para o pilar social, investindo R$200.000,00 na revitalização de três quarteirões da Avenida Furtado, em parceria com empresas locais.
2º colocado – Mv Administração de Shopping Center LTDA
O AutoShopping Global é o primeiro shopping de veículos do Brasil a implantar o sistema de reaproveitamento de água da chuva. Além disso, trocaram à caldeira a gás por sistema de aquecimento solar, onde conseguem obter uma redução média de 2.488 tCO2/ ano (18 arvores) e instalaram um posto de carregamento de veículos elétricos.
3º colocado – Attra Veículos Multimarcas
Desde 2017 a loja possui comprometimento com economia circular e de baixo carbono e diversidade e inclusão. Utilizam energia solar como fonte de eletricidade para as duas unidades e incentivam a venda de carros elétricos e híbridos oferecendo um posto de carregamento de veículos elétricos.