Parceria com governo japonês vai desenvolver motores para motos, embarcações e equipamentos
Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki se uniram para desenvolver motores movidos a hidrogênio para curtas distâncias, não apenas para motocicletas, mas também para serem usados pequenas embarcações, drones e equipamentos para construção.
Um dos problemas do hidrogênio em veículos pequenos é que ele tem capacidade limitada do tanque de combustível, mas o projeto vai estudar essas questões com o apoio do governo japonês.
O estudo foi aprovado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão com uma associação de pesquisa chamada HySE (Hydrogen Small mobility & Engine tecnology).
A expectativa é que o uso do hidrogênio possa contribuir para a construção de uma sociedade descarbonizada, ao lado dos demais combustíveis limpos que estão sendo utilizados na mobilidade
“Estamos extremamente satisfeitos em anunciar a formação da associação. Existem muitos desafios no desenvolvimento de motores movidos a hidrogênio, mas esperamos ver as atividades da associação avançarem na pesquisa fundamental para enfrentar esses desafios. Estamos comprometidos com esse esforço com um senso de missão de preservar o uso de motores de combustão interna, que simbolizam os esforços de longa data que nossos predecessores investiram”, disse o presidente da HySE, que também é diretor da Yamaha.