Professor Ortiz, da Belas Artes, diz que o Prêmio Estudantes leva o aluno a ter no currículo uma amostra da sua capacidade
Iniciando o segundo ciclo do curso de Jornalismo, implantado há apenas cinco anos, a Faculdade de Belas Artes participa em 2018 do Prêmio Autoinforme de Estudantes de Jornalismo, cujas inscrições estão abertas até dia 31 de outubro e que oferece um par de ingressos do Salão do Automóvel a todos os participantes, além de prêmios aos melhores trabalhos.
Neste ano os participantes poderão fazer as inscrições (www.autoinforme.com.br) em três categorias: texto, vídeo e áudio. Os três finalistas de cada categoria serão convidados a visitar a fábrica da Hyundai em Piracicaba, onde são produzidos o HB20 e o Creta e o campeão geral vai receber um notebook.
Na apresentação feita na sede da faculdade na Vila Mariana, em São Paulo, o jornalista Joel Leite mostrou aos estudantes da Belas Artes as amplas oportunidades de trabalho no setor automobilístico, tanto em veículos de comunicação, que com o advento da internet se multiplicaram a centenas, quanto em assessorias de imprensa e empresas de comunicação integrada.
O professor Pedro Ortiz, coordenador do Curso de Jornalismo, Rádio e TV da Belas Artes, estimulou seus alunos participarem do prêmio, destacando que se trata de uma boa oportunidade de realizar um trabalho completo e ter no currículo uma amostra da sua capacidade:
“A participação num prêmio de jornalismo dá oportunidade ao estudante realizar a produção completa de uma reportagem, porque ele precisa, em primeiro lugar, elaborar a pauta, e sem seguida construir todo o processo: fazer a pesquisa, buscar dados, encontrar fontes, fazer as entrevistas e finalmente elaborar um bom texto.”
O professor Ortiz destacou que a participação no prêmio pode ser vista como uma complementação da atividade do aluno, hoje tão importante, porque o mercado diferencia e valoriza os estagiários que já tenham obtido uma atividade extra curricular.
Ele lembrou existem inúmeros prêmios para jornalistas, entre eles os tradicionais Prêmio Esso e Prêmio Vladmir Herzog (do qual ele próprio é jurado), mas que os prêmios para estudantes ainda são raros. Daí a importância de aproveitar a oportunidade de participar do Prêmio AutoInforme.