Aceleramos o segundo elétrico puro da BYD no Brasil

O Han Full Spec chegou para se ombrear com os mais tradicionais sedãs de luxo vendidos no Brasil. Na China ele já superou os concorrentes, sendo o modelo da categoria mais vendido no ano passado, incluindo os carros com motor a combustão.

O Han é o segundo elétrico puro lançado no Brasil pela BYD (Build Your Dreams, ou Construa Seu Sonho), a marca chinesa líder no segmento dos elétricos e que neste ano já eliminou a produção de carro a combustão.

Eu acelerei o Han nesta quinta-feira, 21 de abril, no Rio de Janeiro, num passeio pelas paisagens da cidade, com suas praias enriquecidas pelo sol que brilha com a chegada do Carnaval fora de hora.

O Han oferece o máximo de luxo e conforto combinados com uma pegada esportiva, uma aceleração fantástica, que leva o sedã a 100km/h em menos de quatro segundos (3,9s) e tem um torque de 680 N.m, comportamento digno de um ligeiro 100% elétrico, mesmo com seus 2.170 quilos de peso.

O acelerador responde prontamente, nas arrancadas e nas retomadas, tudo sob o luxo e a sofisticação que incluem acentos com regulagem elétrica tanto na dianteira quanto na traseira, com refrigeração e aquecimento para todos os ocupantes. O painel tem detalhes de madeira e de alumínio e uma tela de 15’6 polegadas de alta definição e rotativa, tornando-se vertical ou horizontal com um simples toque, a gosto do freguês.

O Han tem 15 radares, que oferecem, entre outras coisas, alerta de tráfego cruzado e reconhecimento de sinais de trânsito.

Conta ainda com carregamento wireless para celular, sensor de chuva, cartão para abertura das portas e acionamento da ignição, ar condicionado com filtros de alta retenção de partículas e odores.

Não.  Não precisou parar para carregar a bateria. O Han tem autonomia de 500 km, suficiente para uma viagem de São Paulo ao Rio. A bateria pode ser alimentada em casa ou em postos recarga.

Fabricante da própria bateria, a BYD (que fabrica ônibus elétricos e painéis solares em Campinas), vai dar garantia de cinco anos para o carro e de oito anos para a bateria.

A rede de revendas, com 15 lojas hoje e expectativa de 45 até o fim do ano, passa a vender o Han a partir de maio, por R$ 540 mil (preço para o primeiro lote de 50 unidades.

Veja o vídeo