MP institui o Programa Renovar para veículos pesados
A renovação da frota de veículos é definida na Medida Provisória 1.112, publicada no início de abril pelo governo federal, que instituiu o Programa Renovar, voltado inicialmente para caminhões, ônibus e implementos rodoviários, mas que deve seguir numa segunda etapa para o setor de carros de passeio.
O programa é voluntário: o dono de um caminhão com mais de 30 anos de uso poderá entregar o veículo para reciclagem e receber um valor, restando saber se será o valor real de mercado. E ao comprar um OK poderá ter benefícios de governos estaduais e municipais, fabricantes, concessionários, bancos e frotistas.
O problema é que num país como o Brasil, onde o poder aquisitivo do consumidor é baixo, um caminhão tem uma vida útil muito maior do que em países do Primeiro Mundo. Um caminhão de 30 anos ainda está servindo muito bem uma parte da população e tem ainda um bom valor de mercado, chegando até a R$ 100 mil reais dependendo do modelo e do estado de conservação.
Quem comemorou o programa foi o presidente da Anfavea:
“Esse decreto, mais que uma vitória para o setor automotivo, é uma conquista para os caminhoneiros e para toda a sociedade, já que temos uma frota de caminhões com idade média superior a 20 anos. Desde que o Proconve foi instituído em meados dos anos 80, esse tema da renovação de frota tem sido uma pauta histórica da Anfavea, no sentido de complementar os esforços dos fabricantes para redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa, sem falar da questão crucial da segurança no trânsito”, disse Luiz Carlos Moraes.
Mas na verdade o decreto tem como grande beneficiário o fabricante, uma vez que, colocando o modelo usado fora de circulação, o profissional ou a transportadora terá que substituí-lo por um novo.