
O Terceiro Prêmio Mobilidade Limpa homenageou os carros que registraram os menores índices de emissões em 2024. Foram considerados no Estudo 1.481 modelos ou versões de 39 marcas disponíveis no mercado brasileiro e o critério utilizado foi o índice de megajaule, avaliado pelo Inmetro. Megajaule é unidade de medição da energia (mecânica térmica) utilizada pelo Inmetro.
São 69 categorias, considerando o tipo de motorização, litragem, potência e combustível: Elétricos (165 modelos), Plug-in (130), Híbridos (159), Flex (370), Gasolina (421) e Diesel (236).
O campeão geral deste ano foi o Dolphin Mini, da BYD, um carro de entrada que registrou uma emissão de apenas 0,41mj/km.
Vários elétricos puros tiveram um índice parecidos, como o JAC EJS-4, com 0,47mj/km e o EJ-7 com 0,50.
Só pra ter uma ideia, um carro a combustão pode chegar a um índice de quase 3 mj/km, seis vezes mais. Mas alguns a combustão tiveram um bom desempenho, caso do Renault Kwid (1,36) e o Onix, da GM, com 1,39.
Objetivo da premiação é incentivar montadoras e importadoras a oferecer automóveis e comerciais leves mais eficientes e alertar os consumidores por veículos mais limpos.
A cerimônia de entrega da premiação foi precedida por uma palestra de Murilo Briganti, COO da Bright Consulting, sobre o impacto dos veículos eletrificados a partir de 2018, em especial com a chegada mais expressiva de marcas chinesas, além de fazer uma projeção desse segmento até 2030 no mercado brasileiro.
Veja os ganhadores do Prêmio Mobilidade Limpa 2025 em cada categoria:










