A Chevrolet apresentou esta semana a nova linha 2017 do hatch Onix e do sedã Prisma, além da inédita versão aventureira do Onix, a Activ, que chega para brigar com o Hyundai HB20x, Renault Sandero Stepway e o Crossfox, da Volks.
Lançado em 2012, o Onix rapidamente caiu no gosto do consumidor. É desde o ano passado o campeão de vendas no mercado brasileiro e também vencedor do prêmio “Maior Valor de Revenda”..
É o carro-chefe da Chevrolet no Brasil. Pra se ter uma ideia, o Onix e o Prisma acumularam nada menos que 63,3% das vendas totais da marca no primeiro semestre deste ano. Foram vendidas de janeiro a junho 99.705 unidades, somando os dois modelos.
A primeira reestilização da linha Onix/Prisma segue a nova identidade global da marca. As mudanças ficaram por conta das novas dianteira e traseira, melhorias no acabamento interno e evoluções mecânicas com foco na redução do consumo de combustível.
Na frente destaque para o novo capô, que ficou maior. Os faróis agora trazem filetes de led e o para-choque ganhou desenho mais robusto. Na traseira, lanternas mais esportivas e para-choque remodelado.
Internamente tem novo grafismo do quadro de instrumentos, sistema multimídia MyLink de segunda geração, painéis de portas mais ergonômicos, bancos com espuma de nova densidade e com revestimentos inéditos, acabamento interno premium com detalhes do volante e console central em preto brilhante, porta-óculos no console de teto, entre outros.
A nova linha Onix e Prisma também chega com mais tecnologia, segurança e conveniência. Uma das principais novidades é a adoção da direção elétrica em todas as versões, sensor de estacionamento traseiro e o sistema OnStar, exclusivo da marca Chevrolet, que já equipa os modelos de outros segmentos.
O OnStar permite que o usuário receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como no novo Cruze e na nova S10.
“A oferta do sistema OnStar e do multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay para o Novo Onix coloca o produto novamente em um patamar superior de conectividade no segmento. Certamente isso é uma vantagem competitiva importante e deve manter o Onix no topo das vendas”, argumenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.
O motor 1.4 foi recalibrado, com mudanças em mais de 100 componentes da estrutura, para aumentar a rigidez e reduzir o peso em até 33 kg. Também foram adotados freios mais eficientes e pneus “verdes”.
Todas estas mudanças fizeram o consumo de combustível cair até 18% no Onix e 22% no Prisma. De acordo com o Inmetro, o Onix 1.4 manual faz 14,9 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade com gasolina, e 10,2 km/l (estrada) e 8,6 km/l (cidade) com etanol.
Já o Prisma 1.4 faz 15,4 km na estrada e 12,8 km/l na cidade abastecido com gasolina e 10,7 km/l e 8,8 km/l, respectivamente, abastecido com etanol.
Em relação à potência, o novo motor 1.4 permanece com os mesmos 106 cavalos da versão anterior, com 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm. Com gasolina, a potência cai para 98 cv.
Segundo a Chevrolet tanto Onix, quanto Prisma aceleram de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e atingem velocidade máxima de 180 km/h.
A fabricante não divulgou os dados do novo motor 1.0, que começará a ser vendido posteriormente.
Confiras os preços e equipamentos de cada versão:
Onix LT 1.0 – R$ 44.890,00
OnStar pacote Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos tipo um toque, velocímetro digital, alerta de mudança de marcha, som com Bluetooth e USB, chave-canivete com controle remoto, limpador e desembaçador traseiro, sistemas antifurto, câmbio de seis marchas, rodas 14 polegadas, freios ABS com EBD e airbag duplo.
Opcionais: sistema multimídia MyLink de segunda geração, volante com comandos de áudio e telefone, luz no porta-luvas, abertura do porta-malas por controle remoto, retrovisor interno com botões de acesso ao OnStar e o pacote Protect do OnStar (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência).
Onix LT 1.4 – R$ 49.590,00 (manual) / R$ 54.790.00 (automático)
Adiciona coluna de direção com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro e rodas aro 15 com novas calotas.
Opcionais: transmissão automática de seis marchas e controlador de velocidade.
Onix LTZ 1.4 – R$ 54.490,00 (manual) / R$ 59.790.00 (automático)
Adiciona detalhes cromados, computador de bordo, vidros traseiros elétricos com a função um toque, bancos com revestimento premium, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com led, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar com o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).
Prisma 1.4 LT – R$ 53.690,00 (manual) / R$ 58.990.00 (automático)
OnStar pacote Protect (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência), ar-condicionado, sensor de estacionamento, travas e vidros dianteiros elétricos, multimídia MyLink, chave-canivete com controle remoto, direção com regulagem de altura, rodas aro 15, detalhes internos cromados, volante multifuncional, abertura do porta-malas por controle remoto, sistemas antifurto, câmbio de seis marchas, freios ABS com EBD e airbag duplo.
Opcionais: transmissão automática de seis marchas e controlador de velocidade.
Prisma 1.4 LTZ – R$ 58.690,00 (manual) / R$ 64.690.00 (automático)
Principais itens de série: acabamento interno em dois tons, computador de bordo, vidros traseiros elétricos com função um toque, bancos com revestimento premium, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada, luz de posição em led, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar com o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).
Luiz Cipolli Junior