Veja os campeões da segunda edição do evento que homenageia os veículos com as menores emissões em cada categoria
O Prêmio Mobilidade Limpa homenageou nesta quinta-feira (18/7/24) em evento em São Paulo os modelos que tiveram os menores índices de emissões de poluentes, conforme avaliação do Inmetro.
Foram considerados 814 carros e comerciais leves disponíveis no mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2024: 96 elétricos, 77 plug-in, 30 híbridos, 87 híbridos leves e 524 a combustão. Receberem troféus 26 montadoras e importadoras, em 69 categorias (veja abaixo) e o grande campeão foi o BYD Dolphin Mini, que registrou um índice de 0,41 megajaule, a medida determinada pelo Inmetro para a avaliação de emissões.
O Prêmio Mobilidade Limpa teve a participação de dois especialistas da descarbonização, João Irineu, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul, e Marcio Alfonso, diretor de Engenharia & Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da GWM Brasil, que fizeram uma exposição sobre o desenvolvimento das novas tecnologias na busca de redução das emissões pelos veículos automotores.
O evento teve o apoio das marcas Citroën, Chevrolet, Fiat, Ford, GWM, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Mercedes-Benz, Mitsubishi, RAM, Suzuki e Volvo e o prestígio de várias entidades, entre elas a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, ABVE e a Associação de Importadores e Fabricantes, a Abeifa.
O evento foi realizado durante a Eletrolar, feira de Eletroeletrônicos, e o Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar, anunciou a realização da Feira Eletrocar, dedicada ao setor de carros elétricos, em 2025, no Novo Anhembi.
Veja como foi o evento de premiação

 

Veja os vencedores em cada categoria