Com 19 dias úteis, quatro a menos em relação a março, abril teve retração nas vendas. Foram 151.987 carros vendidos, contra 187.229 em março de 2023. Uma queda de 18,8% nas vendas. Em relação a abril do ano passado houve um pequeno aumento, foram 136.338 em 2022, portanto 11,8% a mais em 2023.
O que conforta a indústria é que as vendas diárias praticamente empataram com o mês anterior: em abril foram 7.999 licenciamentos, contra 8.140 em março.
A Fiat está nadando de braçada nesse 2023, vendeu 33.408 carros e ficou com 22% do mercado em abril, bem a frente das duas principais concorrentes: a GM, segunda colocada com 24.393 carros e 16% de participação e a Volkswagen, terceira, com 13,8% e 20.982 unidades vendidas.
No acumulado do ano, a Fiat tem 130.035 carros vendidos, contra 95.686 da GM e 80.398 da Volkswagen. É uma diferença difícil de tirar, embora ainda faltem oito meses para o encerramento do ano.
Sem nenhuma mudança nas colocações do ranking, seguem Toyota em quarto lugar, depois Hyundai, Jeep, Renault, Honda, Nissan e Citroën, nessa ordem, como as dez marcas mais vendidas.
O ranking por modelo acumulado de 2023 coloca o Strada, da Fiat, em primeiro lugar, com 31.823 unidades e a marca italiana tem também entre os dez primeiros, o Argo, quinto colocado com 20.463 carros, e o Mobi, nono colocado, com 19.352. A GM colocou o Onix na segunda e na terceira posição: o hatch com 28.905 e o sedã com 23.687 unidades (veja abaixo)
As vendas de carros e comerciais leves até abril somam 590.695
Ranking por marca – abril
Ranking por modelo – abril
Ranking por marca – acumulado 2023