X60 com câmbio CVT vem em julho e o modelo novo em 2018, assim como o grande X80. Minivan e X50 também podem chegar
Com vários produtos no segmento de utilitários esportivos, a Lifan planeja novidades para o mercado brasileiro, onde esse tipo de carro está fazendo sucesso. O X60, seu modelo mais vendidos no Brasil, recebe a partir de julho o câmbio CVT e no primeiro semestre de 2018 será lançado o modelo novo, nova geração que começa a ser vendida na China em setembro próximo (veja matéria).
O X80, utilitário esportivo grande, também já tem definido o seu lançamento no Brasil. O carro está sendo preparado para ajustar o sistema de calibração do motor para a gasolina brasileira e para a homologação. Se o imposto extra de 30 pontos percentuais de IPI determinado pelo Inovar Auto persistir após 2018, o X80 será montado na fábrica da Nissan no Uruguai e portanto se livrará da taxação extra, como acontece hoje com o X60. Caso o IPI seja eliminado, o X80 será importado da China. O X80 vai concorrer com o Mitsubishi Oultlander, o Toyota SW4 e o Trail Brazer.
A van de sete lugares M7 é uma possibilidade, opção ainda em estudo pela empresa, que está fazendo uma pesquisa e vai submeter o carro a uma clínica junto a consumidor para avaliar a viabilidade comercial.
“Vamos avaliar se ainda existe mercado para esse tipo de veiculo no Brasil”, disse Luiz Zannini, diretor de Marketing da Lifan. O segmento de minivan de sete lugares teve um arrefecimento nos últimos anos; hoje, a rigor, conta apenas com a Chevrolet Spin, já que o Doblò está saindo de linha. Se a Lifan avaliar que o mercado contempla uma nova opção, a M7 desembarcará por aqui no início de 2019.
Finalmente, o X50 é a opção da marca no segmento de entrada dos chamados SUVs pequenos. O X50, que será lançado na China em julho, pode ser uma boa opção para concorrer como Chery Tigo, o Sandero Stepway, o HB20 X e o Honda WRV.
Luiz Zannini ficou animado em relação ao sucesso do X50 no Brasil considerando os preços praticados nesse segmento. O Honda WRV, último lançamento desse segmento, custa de R$ 79.400,00 a R$ 83.400,00 .
O diretor da Lifan acha que o X5 pode oferecer muito por menos dinheiro. Mas a previsão do carro chegar por aqui seria somente no segundo semestre de 2018.