– Hyundai lidera a briga no “segundo pelotão” e Renault perde também para a Toyota
Com os quatro primeiros lugares consolidados no mercado brasileiro, a principal disputa entre as marcas fica pelo quinto lugar, ou a liderança entre as novas montadoras.
Isso porque, as primeiras posições são das quatro marcas tradicionais – Fiat, GM, Volkswagen e Ford, nesta ordem, que se mantêm como as preferidas do consumidor mesmo depois de 25 anos da abertura do mercado.
Outras quatro montadoras brigam pela liderança do segundo pelotão, um lugar que era da Renault desde que começou a atuar no Brasil, mas que está perdendo para a Hyundai este ano. Em 2014 a Renault ficou na frente da coreana por apenas 18 carros: vendeu 237.168 unidades, contra 237.150 da concorrente.
Neste ano a Hyundai está na frente da francesa e só em setembro vendeu mais de mil carros a mais que a concorrente: a Hyundai tem 8,3% e a Renault 7,3% de participação. A francesa também perdeu para a Toyota no mês, pois a japonesa obteve 7,6% até esta terça-feira, faltando um dia portanto para o encerramento do mês.
A Renault aposta no sucesso da picape Oroch, lançada esta semana e que deve só acrescentar nas vendas da marca, uma vez que não substitui nenhum carro: é a primeira picape da Renault e a primeira a ser produzida sobre a plataforma de um utilitário esportivo, o Duster.
Com 7,2% de participação em setembro, a Honda também se qualifica para disputar a liderança entre as novas. Afinal, ainda faltam três meses para encerrar o ano e as boas vendas do utilitário esportivo HRV podem fazer uma reviravolta no mercado.
Cada ponto percentual de participação no mercado brasileiro equivale hoje a cerca de 900 unidades, volume que distancia a melhor (Hyundai) e a pior (Honda) colocadas na luta pela liderança nas novas.
A disputa pela liderança das novas
5) Hyundai | 8,30% |
6 )Toyota | 7,60% |
7) Renault | 7,30% |
8) Honda | 7,20% |