Scania, Fiat, Volkswagen, Renault e Volvo ganham o troféu por categoria. Evento de Veículos Comerciais premiou nove categorias de utilitários e caminhões MVR_ (100)

O Hyundai HR e o Mercedes-Benz Sprinter 415 foram os vencedores do Selo Maior Valor de Revenda Veículos Comerciais, que homenageia os veículos utilitários e caminhões que obtiveram em 2017 a menor depreciação de preço após três anos de uso: campeão da categoria Utilitários, o Hyundai HR perdeu apenas 15,2% do seu preço depois de três anos de uso, enquanto o caminhão semileve Sprinter 415 perdeu 15,9%.

A Certificação é feita pela Agência Autoinforme, com base na cotação Molicar e tem a parceria da Editora Frota (Revista Frota&Cia) e da Textofinal de Comunicação. A entrega dos prêmios foi realizada nesta terça-feira, 27, na sede do Setcesp, sindicato das empresas de transporte de carga de São Paulo, em Guarulhos, reunindo representantes de montadoras, importadoras, frotistas e dirigentes do setor.

Resultado do Estudo de Depreciação feito pela Agência Autoinforme com base na cotação da Molicar, o Selo Maior Valor de Revenda deste ano revelou que os segmentos de pesados (utilitários e caminhões) tiveram uma excelente performance de preço. O levantamento avaliou o comportamento dos 102 veículos comerciais mais vendidos no mercado brasileiro e as suas variações de preço nos últimos três anos.

Foram avaliados modelos das categorias Utilitário (furgoneta, furgão, camioneta e minibus) e Caminhões (caminhão semileve, leve, médio, semipesado e pesado), num total de nove premiações.

Embora o mercado de caminhões esteja sofrendo intensamente com a crise econômica, o setor tem dado provas do seu vigor; as montadoras têm mostrado um formidável desempenho no relacionamento com o cliente, conforme revelam índices de depreciação bastante baixos, com ganhos efetivos do consumidor no chamado custo de propriedade do veículo, tão importante principalmente para quem usa o veículo como ferramenta de trabalho.

Para chegar ao resultado final, o Estudo de Depreciação da Agência Autoinforme levou em conta os preços médios de veículos zero quilômetro praticados no primeiro quadrimestre de 2014, confrontados com a média de preços dos mesmos modelos em igual período de 2017. Foram excluídos do estudo os veículos cujo volume de licenciamento foi inferior a 50 unidades em 2016; da mesma forma, foram eliminados os modelos com menos de três anos de lançamento no mercado.

Os vencedores
Utilitários

Hyundai HR
Campeão geral: Hyundai HR, com depreciação de 15,2%.
Além de permanecer à frente no volume de licenciamentos no mercado nacional pelo décimo ano consecutivo, o modelo retomou a liderança no ranking dos utilitários de cargas mais valorizados, perdido para a Renault Master no ano passado. A capacidade de carga de 3,4 toneladas também é uma vantagem, uma vez que atende à legislação de tráfego urbano e cobertura de quatro anos de garantia de fábrica.

VENCEDORES POR CATEGORIA:

Fiat Fiorino Furgão
Furgoneta de Carga: Fiat Fiorino, com depreciação de 17,0%.
Com motor 1.4 Evo 8B de 85 cavalos na versão a gasolina, a Fiorino é líder de vendas em sua categoria há mais de 25 anos. Contribui para o sucesso do Fiorino, a reestilização feita no modelo em 2016, que conferiu ares de modernidade e leveza ao seu design, além da oferta de novos motores com três versões de potência e duas de combustível, freios ABS e airbags duplo e sistema multimídia, entre novas melhorias. Agora que o modelo passa a ostentar o título de Furgoneta de Carga de Maior Valor de Revenda, tudo indica que o Fiat Fiorino continuará reinando em seu mercado.

Renault Master Furgão
Furgão de Carga: Renault Master, com depreciação de 16,7%. Líder no segmento de veículos utilitários 0k, o modelo superou com facilidade seus principais concorrentes na categoria. Um veículo moderno, com baixo custo de manutenção, versátil, robusto e, além de tudo, com forte apelo no design.

Mercedes Benz Sprinter Van
Minibus: Mercedes-Benz Sprinter Van, com depreciação de 17,5%, leva o título de campeão dessa categoria pelo terceiro ano seguido. O modelo tem ampla versatilidade de aplicação, com versões para 9, 15, 17 ou 20 passageiros e um alto nível de segurança, graças às tecnologias disponíveis incluindo ESP Adaptativo 9i® com integração dos sistemas ABS, ASR, BAS e EBV, freios a disco em todas as rodas, airbag para motorista e acompanhantes da primeira fileira de bancos, ar condicionado, volante ajustável em altura e profundidade e volante multifuncional.

Caminhões
Mercedes Benz Sprinter 415
Campeão geral: Mercedes-Benz Sprinter 415, com depreciação de 15,9%. Ainda que muitos considerem o veículo como um utilitário, em verdade, tecnicamente é um caminhão, tanto na versão furgão ou chassi cabine, pelo fato de contar com 3.880 Kg de PBT. Já foram mais de 125.000 unidades do modelo comercializadas no mercado brasileiro, desde o seu lançamento há cerca de 20 anos. O caminhão é oferecido com três versões de entreeixos e diversas opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 14 m³.

VENCEDORES POR CATEGORIA:
Mercedes Benz Accelo 1016
Caminhão Leve: Mercedes-Benz Accelo 1016, com 22,8% de depreciação. O sucesso do modelo tem inúmeras justificativas. A começar do motor Mercedes-Benz OM 924 LA, o mesmo que equipa os caminhões semipesados Atego de 17 toneladas, que se caracteriza pela robustez, resistência e durabilidade. Outro diferencial do Accelo 1019 são os intervalos maiores de troca de óleo, que ocorrem a cada 45.000 km no serviço severo, o que reduz os custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão. Outra virtude importante é que o Accelo permite o uso da maior plataforma de carga entre os VUCs, de 5.480 mm de comprimento, mais de 20 cm em relação aos principais concorrentes.

Volkswagen Constellation 15.190
Caminhão Médio: Volkswagen Costellation 15.190, com 22,9% de depreciação e pela primeira vez campeão em sua categoria. Muito utilizado no transporte de bebidas e no segmento atacadista, para entregas urbanas, entre outras aplicações, o VW Constellation 15.190 se destaca pela economia de combustível e o melhor TCO (Custo Total de Operação) do segmento, segundo o fabricante. O modelo vem equipado com o motor MAN D08 de 186 cavalos de potência e 700 Nm de torque, com tecnologia EGR que dispensa o uso do ARLA. A transmissão Eaton de 6 velocidades com acionamento a cabo proporciona mais conforto ao motorista e uma boa performance em operações urbanas.

scania P_310 8x2
Caminhão Semipesado: Scania P 310 8×2, com 21,1% de depreciação pelo segundo ano seguido. Parte do sucesso do modelo é a incorporação do quarto eixo original de fábrica, que oferece maior capacidade de carga em relação às tradicionais versões estradeiras 6×2 e 6×4. Enquanto a primeira pode levar até 29 de PBT, as segundas alcançam 23 t no máximo, ou seis toneladas a menos.

Volvo FH 540 6x4
Caminhão Pesado: Volvo FH 540 6×4, com 24,5% de depreciação. O FH 540 6×4 conta com um potente motor de 540cv, o trem de força com caixa I-Shift e toda a tecnologia Volvo embarcada, aliada a uma cabine confortável e espaçosa, tem CMT acima de 70 toneladas e pode tracionar implementos na configuração bitrem e rodotrem.

SELO MAIOR VALOR DE REVENDA VEÍCULOS COMERCIAIS 2017

Utilitários de Carga – Campeão, Hyundai HR 15,2%
Camioneta de Carga – Hyundai HR 15,2%
Furgão de Carga – Renault Master Furgão 16,7%
Furgoneta de Carga – Fiat Fiorino Furgão 17,0%
Minibus Mercedes-Benz Sprinter Van 17,5%

Caminhões – Campeão, Mercedes-Benz Sprinter 15,9%
Semileve- Mercedes-Benz Sprinter 415 15,9%
Leve – Mercedes-Benz Accelo 1016 22,8%
Médio – Volkswagen Constellation 15190 22,9%
Semipesado – Scania P 310 8X2 21,1%
Caminhão Pesado – Volvo FH 540 6X4 24,5%

Veja o vídeo da premiação:

Joel Leite e José Augusto Ferraz