Fiat quer se reconectar com as origens e adota perfil mais urbano com reposicionamento de marca
Em comemoração aos 44 anos de Fiat no Brasil, a montadora repaginou a marca adotando um perfil pop e urbano com novas cores, novo logo, novo slogan e novos objetivos para os carros. O estilo busca unir as características da origem italiana com as da cultura brasileira.
Os pilares que vão guiar a marca daqui para frente são: o produto, a experiência do consumidor e a comunicação.
“Nesse novo posicionamento queremos associar aos produtos uma marca que tem as próprias origens, as próprias raízes e o próprio legado. Nós queremos ser uma marca inovadora, uma marca pop, mais próxima do consumidor”, contou Antonio Filosa, presidente da Fiat.

Antônio Filosa
A mudança nos produtos pode ser vista já no lançamento da picape Toro, do sedã Chronos e dos hatchs Argo e Mobi, mas foi em 2018, no Salão do Automóvel de São Paulo, que a Fiat afirmou sua nova identidade com o lançamento do carro conceito Fastback, com lanternas mais estreitas e novo logo na dianteira. Tais mudanças podem ser percebidas na Nova Strada, lançada em junho.
Os carros passam a buscar a adaptação com os variados perfis de clientes, com opções de motorização, cores e modelos, além da proposta mais moderna e conectada.
As concessionárias também vão ser adaptadas com o objetivo de melhorar a experiência presencial do cliente, trazendo uma arquitetura mais moderna, pintura com cores mais quentes, área de café, salas de reunião e espaço para crianças.
“Nós pensamos em um espaço que pudesse se adaptar ao novo consumidor e refletisse esse novo momento da marca. É uma concessionária pensada para a experiência presencial do cliente”, disse Roger Corassa, diretor de desenvolvimento.
Os serviços de venda e pós-venda agora estão mais digitais e com maior capacidade de armazenamento de dados dos clientes para um atendimento personalizado e mais ágil.
O pilar de comunicação será trabalhado visual e verbalmente. No visual, as novas cores – mais vibrantes e marcantes, os novos logos e o novo design são elementos essenciais. Quanto à linguagem verbal, a montadora buscou reunir as características brasileiras com as italianas, trabalhando uma comunicação mais direta e didática com o cliente.
A nova imagem da Fiat está calcada em quatro atributos, elencados pela empresa:
Uma marca POP
Uma marca alinhada às mudança no comportamento das pessoas, antenada para identificar as novas necessidades do consumidor
Uma marca encantadora
A marca que sair do óbvio, oferece produtos inéditos, como a Toro, um produto impensável, que reuniu dois aspectos que o cliente buscava, mas não sabia que isso seria possível: um carro + uma picape.
Uma marca espontânea
A marca mais informal do mercado, com liberdade para ser espontânea, assumir certas posturas que outras marcas não fazem.
Uma marca ítalo brasileira
Tem orgulho da origem italiana, uma herança que a conecta com o que há de melhor da Itália, como o design. E combinada com a espontaneidade do brasileiro. Objetivo é fazer a conexão Brasil- Itália, isso será usado com muita força.