Van elétrica é vista como a “volta” de um dos veículos de maior sucesso no mundo
A Kombi voltou! A Kombi voltou! O comunicado da Volkswagen, nesta quarta-feira (9/3/21) não foi tão efusivo assim, mas bem que a montadora fez do lançamento do utilitário ID Buzz uma referência à velha Kombi, um dos veículos mais icônicos da indústria automobilística mundial e que fez tanto sucesso no Brasil.
O ID Buzz tem, digamos, uma “vaga lembrança” do seu avô Kombinationsfahrzeug. É uma linha de veículo multiuso e van totalmente elétrica que será vendida na Europa (tem também a versão para carga) a partir de setembro. Tem uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv no eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC) é de 11 kW. Com uma tomada CCS, numa estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em 30 minutos.
A Volkswagen lembra que, na verdade, uma versão elétrica da velha Kombi já existia há 50 anos: a montadora mostrou no Feira de Hannover uma Kombi T2 (segunda geração) impulsionada por um motor elétrico montado na parte traseira, com alcance de 85 km, tecnologia que estava muito longe de ser adequada para o uso prático.
O ID Buzz tem sistema de alerta que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura para detectar perigos em tempo real. Futuramente terá condução parcialmente autônoma em toda a faixa de velocidade e, pela primeira vez, a mudança de faixa assistida na estrada. O sistema de estacionamento autônomo terá memória, facilitando a manobra em locais habituais.
Tem comprimento de 4,71m e distância entre-eixos de 2,98m; coeficiente de arrasto de apenas 0,285, o que reduz o consumo de energia e amplia a autonomia.
Internamente, cinco pessoas dispõem de amplo espaço para viajar e para levar bagagens (com até 1.121 litros de capacidade). Se a segunda fileira de bancos for rebatida, a capacidade de carga sobe para até 2.205 litros. Configurações com seis e sete lugares e distância entre eixos maior virão em médio prazo.
O ID Buzz é produzidoem Hannover, na Alemanha, fábrica com instalações de alta tecnologia e apropriada para a produção de veículos totalmente elétricos. O nível de automação chega a 90%.