Marca obtém pela primeira vez a oitava posição no ranking e a Volks se aproxima da GM na fraca primeira quinzena de março
Já era previsto um movimento fraco na primeira quinzena de março, em função dos feriados do Carnaval, mas o resultado foi ainda pior: foram vendidos apenas 78.341 carros, 15,5% a menos que a primeira quinzena de março do ano passado e vendas diárias abaixo da média dos últimos tempos, 7.834 unidades.
Quem aproveitou bem o período foi a Jeep, que vendeu 4.328 carros e obteve 5,5% de participação nas vendas, número que colocou a marca pela primeira vez na oitava posição no ranking (tradicionalmente é a nona colocada), passando a Honda, que vendeu 4,2 mil carros. Pela primeira vez também o Renegade ficou em sexto lugar no ranking por modelo.
Líder com 12.547 unidades e 16% de participação, a GM desta vez foi ameaçada pela Volkswagen, que aumentou bastante a participação e fechou a quinzena com 15,6%: no mês passado a marca alemã ficou com 13,5%. A Fiat, segunda colocada em fevereiro, caiu para o terceiro lugar agora, com 12,1%.
Na quarta posição ficou a Hyundai com 7.488 unidades vendidas e 9,6% de participação, seguida da Toyota, que ficou em quinto lugar no ranking e fechou a quinzena com 6.742 vendas e uma participação de 8,6%.
A Ford e a Renault ocuparam a sexta e a sétima posição com 6.579 e 6.385 carros vendidos, respectivamente. A participação da Ford no mercado foi de 8,4% e da Renault foi de 8,2%.
Abaixo da Jeep e da Honda, ficou a Nissan na décima posição com 3.101 e 4% de participação.
O crescimento no acumulado do ano caiu para 8,9%, com 459 mil unidades vendidas
Ranking por marca
1ªquinzena – março 2019