Primeira corrida é neste sábado, em Campo Grande
Para muita gente, ver seu carro andando em uma pista, disputando uma corrida de velocidade, é uma emoção e um prazer imenso. É isso o que as categorias de marcas proporcionam: um carro de linha, com pequenas mudanças para se submeter à uma prova rígida, mas sem perder as características do modelo que está rodando nas ruas.
Pois a Hyundai criou, com esse objetivo, a Copa HB20, cuja primeira etapa será disputada nesse sábado (13 de abril) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com a participação de 17 equipes.
O objetivo é oferecer oportunidade a novos pilotos (embora alguns veteranos também se inscreveram), para se desenvolverem no automobilismo com um investimento relativamente baixo. Os carros são preparados pela H Racing, empresa que administra a Copa HB20, e o preço que cada piloto vai gastar em toda temporada, de oito corridas, é de 200 mil reais, que inclui o carro, a manutenção, o suporte técnico (engenheiros, mecânicos etc.), combustível, transporte e um jogo de pneus para cada etapa.
O HB20 RSpec é um carro de série, motor 1.6 e transmissão manual de seis velocidades, produzido na fábrica de Piracicaba. O carro tem reforço estrutural no habitáculo, com arco de aço-carbono, cinto de segurança de seis pontos, suspensão de competição e banco esportivo, tipo concha. As alterações se limitam ao rebaixamento de 65mm na altura do carro, novos bicos injetores e suspensão, além da reconfiguração do motor, o que ampliou a potência máxima para 160 cv.
Para Daniel Kelemen, da H Racing, a proposta da Copa HB20 é, por um lado, realizar o sonho de apaixonados por velocidade e fazer um automobilismo melhor no Brasil, e por outro, atrair o consumidor e o torcedor; levar público aos autódromos, fazer da corrida um espetáculo dentro e fora das pistas.
“Nosso objetivo é fazer das etapas, um evento para toda a família, com atrações para os acompanhantes, as crianças, visita aos boxes, conversa com os pilotos etc”, disse Daniel Kelemen.
A corrida de Campo Grande será transmitida ao vivo pela Band Sports. As novas etapas são: 2 de junho, em Londrina, Paraná; 14 de julho, em Curvelo, Minas Gerais; 18 de agosto, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul; 6 de Outubro em Tarumá, Rio Grande do Sul; 27 de outubro em Curitiba, Paraná e 8 de dezembro, em São Paulo.