Italiana ganhou 2,7 pontos de participação e ficou com 16,5% das vendas internas
Falar em crescimento de vendas em 2020 parece uma anomalia, já que a pandemia fulminou o mercado de carros, fazendo com que as vendas voltassem ao patamar de 14 anos atrás: os 1,950 milhão de carros registrados em 2020 só foi superior ao volume vendido em 2016.
Assim, crescer em volume de vendas em 2020 foi exceção, e essa exceção coube à Porsche, que vendeu 31% a mais que no ano anterior. Mas trata-se de uma marca de nicho, que atua no segmento de esportivo de luxo (2.469 unidades no ano). Além da Porsche, apenas a RAM e os comerciais leves da Iveco cresceram no ano. Todas as outras cerca de 40 marcas perderam espaço no mercado no primeiro ano na pandemia.
Mas as perdas não foram uniformes; algumas marcas souberam aproveitar melhor as oportunidades e ganharam participação no mercado mesmo no período de crise, em quanto outras sucumbiram e encerram o ano com uma participação bem menor do que em 2019.
A Fiat foi a marca quer mais ganhou mercado em 2020. Com 320.933 unidades, a marca italiana vendeu apenas 12,4% a menos que no ano anterior (366.232) e conquistou 2,7 pontos percentuais no bolo do mercado interno. Encerrou o ano com 16,5% de participação, contra 13,8% em 2019. Com uma queda maior (-20,35), a Volkswagen foi a segunda que mais ganhou participação: ficou com 16,8% no ano, 1,4 ponto percentual a mais do que em 2019. Ambas ficaram atrás da GM no ranking por venda, mas a líder, ao contrário, perdeu meio ponto de participação.
Além de Fiat e Volkswagen, Jeep e Hyundai (+0,8 ponto) e Caoa Chery (+0,3pp) tiveram crescimentos importantes na participação do mercado, enquanto BMW, Volvo, Mitsubishi, Iveco, RAM e Porsche ampliaram a participação em 0,01 ponto percentual.
Na outra ponta da tabela, a Renault foi a marca que mais perdeu participação em 2020. A francesa vendeu 45% a menos que em 2019 e perdeu 2,2 pontos percentuais: tinha 9% em 2019 e ficou com 6,8% em 2020.
Toyota (-1 ponto) e Ford (-1,1pp) também reduziram significativamente a participação em 2020. Outras que perderam foram: Peugeot, Citroën, Nissan, GM e Honda.
Veja na tabela quem perdeu e quem ganhou em 2020.
Joel Leite, com Luiz Cipolli Junior
Comparativo por marca
2019 x 2020