Projetado para provas de endurance, carro tem motor bi-turbo de 680cv e elétrico de 200kW

Este é o Hypercar 9X8, o Peugeot de competição de última geração, que vai disputar o Campeonato Mundial de Endurance no ano que vem e que, segundo a montadora, “abre uma nova página do automobilismo”.

É um híbrido com transmissão integral, sucessor do 905 e do 908, que venceram as 24 Horas de Le Mans em 1992, 1993 e 2009. Tem um motor bi-turbo de 500kW (680cv) com abertura a 90°. O motor térmico fica na traseira do carro e o motor elétrico de 200kW na frente.

“A participação da Peugeot nas provas de Endurance vai muito além da competição em si: é um laboratório em condições extremas. Isso também explica por que nossa ligação com Le Mans é tão intensa. O resultado esportivo é importante, porém talvez seja ainda mais importante podermos validar nossas tecnologias e pesquisas durante uma corrida de 24 horas disputada em condições extremas. Testaremos durante a competição o sistema de hibridação e as tecnologias relativas à redução do consumo de combustível – portanto, das emissões de CO2 – que desenvolvemos atualmente para nossos veículos de série. É um grande orgulho para nossas equipes ver suas pesquisas aplicadas nos carros da nossa gama. Para nossos clientes, esse laboratório chamado Le Mans é uma garantia da qualidade de nossos veículos”, disse Linda Jackson, representante da marca francesa.

 

FICHA TÉCNICA

Categoria: LMH – Le Mans Hypercar

Comprimento: 5000 mm

Largura: 2080 mm

Altura: 1180 mm

Entre eixos: 3045 mm

Motorização: powertrain Peugeot Hybrid 4 500KW (tração nas 4 rodas)

Eixo traseiro: motor a combustão V6 2.6 litros bi-turbo, abertura a 90°, de 500 kW (680 cv.) + transmissão caixa sequencial de sete marchas

Eixo dianteiro: motor elétrico 200 kW + redutor

Bateria: alta densidade, 900 volts