Marca chinesa agora conta com um médio de 12,5 toneladas
Dona de uma linha de produtos 100% elétricos, a JAC aumenta mais o seu catálogo com um caminhão médio, apresentado nesta quarta-feira (24/8/22). É o 11º veículo elétrico puro da marca no Brasil em três amos de atuação (veja mais adiante).
O JAC E-JT 12,5 está sendo importado a pedido de clientes, tem PBT maior que o iEV1200T (de 8,5 ton), que já era usado por esses clientes.
Trucado, compacto, com PBT de 12,5 toneladas e carga útil de 8,6 ton, o E-JT tem um motor elétrico que desenvolve 235 cavalos de potência, com 1.050 Nm de torque máximo; traz uma economia de R$ 1,32no custo por km rodado.
“Vai atender a demanda por transporte urbano de mercadorias, à medida que o e-commerce foi intensificado e o home office transformou o hábito de compra do consumidor. Ele quer receber seus produtos em casa. Não bastasse, o setor de frotas enfrenta um enorme desafio, que é o atendimento às políticas de ESG das empresas contratantes, que querem que seus produtos sejam transportados de forma mais sustentável”, explica Sérgio Habib, presidente da JAC.
O dirigente explicou que um caminhão a diesel que rode 30.000 km por ano, emite cerca de 20toneladas de CO2 no período, ou 600 toneladas em seu período de vida útil, calculada em 30 anos. “O uso do JAC E-JT 12,5 na frota das empresas vai anular imediatamente essa gigantesca emissão de carbono”, disse.
Totalmente carregado o caminhão faz 150 km com um carregamento de bateria. Pode fazer até 180 km com 70% de carga útil e 250 km vazio.
Carregado, gasta R$ 69,55, considerando o custo médio de R$ 0,65 por kWh no Estado de São Paulo, ou seja: R$ 0,46 por km rodado.
Ele compara com um caminhão semelhante e diesel: para rodar os mesmos 150 km, ele gasta 37,5 litros de combustível, ou R$ 267,38 (R$ 1,78 por km).
Sérgio Habib elenca as vantagens do elétrico, como o conforto acústico, a economia no uso, o conforto ao dirigir (não tem câmbio, pedal de embreagem, ruídos, trancos ou demais incômodos que todo caminhoneiro está acostumado): só acelerador e freio.
O caminhão vem com air bag duplo, freios dianteiros com discos ventilados, de operação pneumática e ABS, além de já contar com controle eletrônico de tração e estabilidade (TCS + ESC). Imobilizador em aclives e declives, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com suspensão pneumática, assistente de partida em rampa, corte de tensão e destravamento de portas pós-colisão e uma infinidade de itens de conforto: ar-condicionado digital, câmera panorâmica 360 graus, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, DRL (luzes com LED diurno), vidros e trava das portas com acionamento elétrico, além de central multimídia com tela vertical de 12 polegadas, que já vem com pacote Google e garante espelhamento de celular.
A JAC tem um compacto urbano (E-JS1), um SUV aventureiro (E-JS1 EXT), o SUV E-JS4, o sedã premium E-J7, a picape iEV330P, as vans de carga E-JV 5.5 e iEV750V, a van de passageiros iEV750Vip e os caminhões urbanos iEV350T e iEV1200T.
O JAV JT 100% elétrico custa R$ 700 mil.