Com 68.851 carros vendidos, a primeira quinzena de janeiro mostra que 2025 pode mesmo superar os números de 2024, mas o movimento foi fraco e o aumento de vendas foi mínimo, de apenas 1,9%. É preciso considerar, no entanto, que nos primeiros dez dias úteis do ano o mercado está apenas se aquecendo.
Não se deve comparar com a primeira quinzena de dezembro, em relação a qual, a queda foi expressiva, de 45%. Afinal, dezembro é o mês das grandes vendas, quando muita gente resolve trocar de carro aproveitando o fim do ano, o Décimo Terceiro salário e as oportunidades que as concessionárias oferecem.
A média diária de vendas foi de 6.885 unidades, longe da média do ano passado. A Fiat já começa repetindo a liderança conquistada em 2024: fechou a quinzena com 21,2% de participação e mostrou que os seus novos “híbridos” – Pulse e Fastback – estão fazendo sucesso. A seguir, mudança nas posições em relação ao ano passado. A GM se recupera e se coloca em segundo lugar e a Volkswagen cai para o terceiro.
As marcas chinesas representaram 8,5% das vendas em janeiro, contra 7,36% em dezembro.