– Marca vendeu 11,2% mais e participação subiu de 4,14% para 6,19%
– Veja as marcas que mais cresceram e as que mais perderam em 2015
O balanço do ano mostra que a Honda tinha previsões realmente promissoras para 2015. Eu diria equivocadas. Tanto que encerrou o ano lamentando as dificuldades e as vendas limitadas, a ponto de abortar a inauguração da fábrica em Itirapina no final do ano passado e deixar em suspenso a sua inauguração.
Não, a Honda não teve queda de vendas de 37% como a Fiat e a Volkswagen ou 32% como a GM; muito menos perdeu 33% como a Kia, 44% como a Chery ou 40% como a JAC (veja no quadro quem ganhou e quem perdeu em 2015). A Honda, na verdade, foi a marca que mais cresceu em vendas no ano passado entre as de grande volume (as dez mais), com aumento de 11,2%, com 15.489 unidades a mais do que o ano anterior e alcançou seu recorde histórico.
Foi também a marca que mais conquistou participação no mercado interno, cresceu 2,05 pontos percentuais, saltando de 4,14% para 6,19%.
Entre as (poucas) marcas que aumentaram a participação no mercado, a Honda foi a única que cresceu também em volume de vendas: saltou de 137.913 unidades em 2014 para 153.402 em 2015. Toyota (+1,23%) e Hyundai (+1,14%) também aumentaram a participação em mais de um ponto percentual, mas ambas perderam em volume: a Toyota vendeu apenas 175.830 unidades, contra 195.450 em 2014 e a coreana caiu de 237.157 para 204.683. A outra que teve um aumento de participação expressivo foi a Jeep, que partiu de uma base inexpressiva (0,01%) e conquistou 1,59% no primeiro ano do Renegade.
Outras marcas que aumentaram a participação foram Ford, Nissan e Renault, apesar de terem diminuído as vendas (veja quadro) e as três alemãs de luxo, Mercedes-Benz, Audi e BMW, que ainda tiveram aumentos expressivos no volume de vendas em relação a 2014: a Audi, por exemplo, vendeu 17.541 unidades, contra 12.487 no ano anterior.
Outro aspecto a destacar no quadro do balanço de 2015 é inexistência de crise no mercado de luxo. Todas as marcas de luxo tiveram crescimentos expressivos. Além das três alemãs, aumentaram vigorosamente as vendas no ano da crise de 2015 a Volvo (+22%), a Subaru (+45%), a Lexus (+64%) e a Jaguar (31%).
Quem ganhou, quem perdeu em 2015
Ord. | Marca | 2014 | 2015 | Variação | % Dif.Part. | |||
Unidades | % Part. | Unidades | % Part. | Unidades | % | |||
1º | Honda | 137.913 | 4,14 | 153.402 | 6,19 | 15.489 | 11,23 | 2,05 |
2º | Jeep | 3.311 | 0,1 | 41.795 | 1,69 | 38.484 | 1.162,30 | 1,59 |
3º | Toyota | 195.450 | 5,87 | 175.830 | 7,1 | -19.620 | -10,03 | 1,23 |
4º | Hyundai | 237.157 | 7,12 | 204.683 | 8,26 | -32.474 | -13,69 | 1,14 |
5º | Ford | 308.099 | 9,25 | 253.625 | 10,24 | -54.474 | -17,68 | 0,98 |
6º | Mercedes-Benz | 15.607 | 0,47 | 20.088 | 0,81 | 4.481 | 28,71 | 0,34 |
7º | Audi | 12.487 | 0,38 | 17.541 | 0,71 | 5.054 | 40,47 | 0,33 |
8º | Nissan | 72.364 | 2,17 | 61.240 | 2,47 | -11.124 | -15,37 | 0,3 |
9º | Renault | 237.223 | 7,13 | 181.577 | 7,33 | -55.646 | -23,45 | 0,2 |
10º | BMW | 15.054 | 0,45 | 15.852 | 0,64 | 798 | 5,3 | 0,19 |
11º | Land Rover | 9.391 | 0,28 | 8.813 | 0,36 | -578 | -6,15 | 0,07 |
12º | Volvo | 3.129 | 0,09 | 3.823 | 0,15 | 694 | 22,17 | 0,06 |
13º | Troler | 1.483 | 0,04 | 2.019 | 0,08 | 536 | 36,14 | 0,04 |
14º | Lifan | 5.355 | 0,16 | 5.005 | 0,2 | -350 | -6,53 | 0,04 |
15º | Subaru | 1.126 | 0,03 | 1.639 | 0,07 | 513 | 45,55 | 0,03 |
16º | Suzuki | 6.043 | 0,18 | 5.258 | 0,21 | -785 | -12,99 | 0,03 |
17º | Geely | 182 | 0,01 | 651 | 0,03 | 469 | 257,69 | 0,02 |
18º | Foton | 174 | 0,01 | 482 | 0,02 | 308 | 177,01 | 0,01 |
19º | Smart | 371 | 0,01 | 614 | 0,02 | 243 | 65,49 | 0,01 |
20º | Lexus | 245 | 0,01 | 402 | 0,02 | 157 | 64,08 | 0,01 |
21º | Jaguar | 396 | 0,01 | 521 | 0,02 | 125 | 31,56 | 0,01 |
22º | Porsche | 823 | 0,02 | 775 | 0,03 | -48 | -5,83 | 0,01 |
23º | Míni | 2.486 | 0,07 | 1996 | 0,08 | -490 | -19,71 | 0,01 |
24º | RDK | 196 | 0,01 | 235 | 0,01 | 39 | 19,89 | 0 |
25º | Iveco | 3874 | 0,12 | 2557 | 0,1 | -1317 | -33,99 | -0,01 |
26º | Shineray | 934 | 0,03 | 358 | 0,01 | -576 | -61,67 | -0,01 |
27º | Jinbei | 677 | 0,02 | 208 | 0,01 | -469 | -69,27 | -0,01 |
28º | Rely | 951 | 0,03 | 332 | 0,01 | -619 | -65,08 | -0,02 |
29º | Ssangyong | 903 | 0,03 | 201 | 0,01 | -702 | -77,74 | -0,02 |
30º | Hafei | 976 | 0,03 | 216 | 0,01 | -760 | -77,86 | -0,02 |
31º | Dodge | 3.652 | 0,11 | 2.089 | 0,08 | -1563 | -42,79 | -0,03 |
32º | JAC | 8.416 | 0,25 | 5.026 | 0,2 | -3390 | -40,28 | -0,05 |
33º | Kia | 23.793 | 0,71 | 15.932 | 0,64 | -7861 | -33,03 | -0,07 |
34º | Chery | 9.547 | 0,29 | 5.328 | 0,22 | -4219 | -44,19 | -0,07 |
35º | Mitsubishi | 59.288 | 1,78 | 41.051 | 1,66 | -18.237 | -30,76 | -0,12 |
36º | Peugeot | 40.523 | 1,22 | 26.684 | 1,08 | -13.839 | -34,15 | -0,14 |
37º | Citroën | 53.811 | 1,62 | 31.518 | 1,27 | -22.293 | -41,42 | -0,34 |
38º | GM | 578.797 | 17,39 | 387.999 | 15,66 | .-190.798 | -32,96 | -1,72 |
39º | Volkswagen | 576.681 | 17,32 | 359.535 | 14,51 | -217.146 | -37,65 | -2,81 |
40º | Fiat | 698.255 | 20,97 | 439.213 | 17,73 | -259.042 | -37,09 | -3,24 |
Total Geral | 3.329.092 | 100 | 2.477.081 | 100 | -852.011 | -25,59 |