– Marca vendeu 11,2% mais e participação subiu de 4,14% para 6,19%
– Veja as marcas que mais cresceram e as que mais perderam em 2015

Honda_Fit_frenlat_2016

O balanço do ano mostra que a Honda tinha previsões realmente promissoras para 2015. Eu diria equivocadas. Tanto que encerrou o ano lamentando as dificuldades e as vendas limitadas, a ponto de abortar a inauguração da fábrica em Itirapina no final do ano passado e deixar em suspenso a sua inauguração.

Não, a Honda não teve queda de vendas de 37% como a Fiat e a Volkswagen ou 32% como a GM; muito menos perdeu 33% como a Kia, 44% como a Chery ou 40% como a JAC (veja no quadro quem ganhou e quem perdeu em 2015). A Honda, na verdade, foi a marca que mais cresceu em vendas no ano passado entre as de grande volume (as dez mais), com aumento de 11,2%, com 15.489 unidades a mais do que o ano anterior e alcançou seu recorde histórico.

Foi também a marca que mais conquistou participação no mercado interno, cresceu 2,05 pontos percentuais, saltando de 4,14% para 6,19%.

Entre as (poucas) marcas que aumentaram a participação no mercado, a Honda foi a única que cresceu também em volume de vendas: saltou de 137.913 unidades em 2014 para 153.402 em 2015. Toyota (+1,23%) e Hyundai (+1,14%) também aumentaram a participação em mais de um ponto percentual, mas ambas perderam em volume: a Toyota vendeu apenas 175.830 unidades, contra 195.450 em 2014 e a coreana caiu de 237.157 para 204.683. A outra que teve um aumento de participação expressivo foi a Jeep, que partiu de uma base inexpressiva (0,01%) e conquistou 1,59% no primeiro ano do Renegade.

Outras marcas que aumentaram a participação foram Ford, Nissan e Renault, apesar de terem diminuído as vendas (veja quadro) e as três alemãs de luxo, Mercedes-Benz, Audi e BMW, que ainda tiveram aumentos expressivos no volume de vendas em relação a 2014: a Audi, por exemplo, vendeu 17.541 unidades, contra 12.487 no ano anterior.

Outro aspecto a destacar no quadro do balanço de 2015 é inexistência de crise no mercado de luxo. Todas as marcas de luxo tiveram crescimentos expressivos. Além das três alemãs, aumentaram vigorosamente as vendas no ano da crise de 2015 a Volvo (+22%), a Subaru (+45%), a Lexus (+64%) e a Jaguar (31%).

Quem ganhou, quem perdeu em 2015

Ord. Marca 2014 2015 Variação % Dif.Part.
Unidades % Part. Unidades % Part. Unidades %
 Honda 137.913 4,14 153.402 6,19 15.489 11,23 2,05
 Jeep 3.311 0,1 41.795 1,69 38.484 1.162,30 1,59
 Toyota 195.450 5,87 175.830 7,1 -19.620 -10,03 1,23
 Hyundai 237.157 7,12 204.683 8,26 -32.474 -13,69 1,14
 Ford 308.099 9,25 253.625 10,24 -54.474 -17,68 0,98
 Mercedes-Benz 15.607 0,47 20.088 0,81 4.481 28,71 0,34
 Audi 12.487 0,38 17.541 0,71 5.054 40,47 0,33
 Nissan 72.364 2,17 61.240 2,47 -11.124 -15,37 0,3
 Renault 237.223 7,13 181.577 7,33 -55.646 -23,45 0,2
10º  BMW 15.054 0,45 15.852 0,64 798 5,3 0,19
11º  Land Rover 9.391 0,28 8.813 0,36 -578 -6,15 0,07
12º  Volvo 3.129 0,09 3.823 0,15 694 22,17 0,06
13º  Troler 1.483 0,04 2.019 0,08 536 36,14 0,04
14º  Lifan 5.355 0,16 5.005 0,2 -350 -6,53 0,04
15º  Subaru 1.126 0,03 1.639 0,07 513 45,55 0,03
16º  Suzuki 6.043 0,18 5.258 0,21 -785 -12,99 0,03
17º  Geely 182 0,01 651 0,03 469 257,69 0,02
18º  Foton 174 0,01 482 0,02 308 177,01 0,01
19º  Smart 371 0,01 614 0,02 243 65,49 0,01
20º  Lexus 245 0,01 402 0,02 157 64,08 0,01
21º  Jaguar 396 0,01 521 0,02 125 31,56 0,01
22º  Porsche 823 0,02 775 0,03 -48 -5,83 0,01
23º  Míni 2.486 0,07 1996 0,08 -490 -19,71 0,01
24º  RDK 196 0,01 235 0,01 39 19,89 0
25º  Iveco 3874 0,12 2557 0,1 -1317 -33,99 -0,01
26º  Shineray 934 0,03 358 0,01 -576 -61,67 -0,01
27º  Jinbei 677 0,02 208 0,01 -469 -69,27 -0,01
28º  Rely 951 0,03 332 0,01 -619 -65,08 -0,02
29º  Ssangyong 903 0,03 201 0,01 -702 -77,74 -0,02
30º  Hafei 976 0,03 216 0,01 -760 -77,86 -0,02
31º  Dodge 3.652 0,11 2.089 0,08 -1563 -42,79 -0,03
32º  JAC 8.416 0,25 5.026 0,2 -3390 -40,28 -0,05
33º  Kia 23.793 0,71 15.932 0,64 -7861 -33,03 -0,07
34º  Chery 9.547 0,29 5.328 0,22 -4219 -44,19 -0,07
35º  Mitsubishi 59.288 1,78 41.051 1,66 -18.237 -30,76 -0,12
36º  Peugeot 40.523 1,22 26.684 1,08 -13.839 -34,15 -0,14
37º  Citroën 53.811 1,62 31.518 1,27 -22.293 -41,42 -0,34
38º  GM 578.797 17,39 387.999 15,66 .-190.798 -32,96 -1,72
39º  Volkswagen 576.681 17,32 359.535 14,51 -217.146 -37,65 -2,81
40º  Fiat 698.255 20,97 439.213 17,73 -259.042 -37,09 -3,24
Total Geral 3.329.092 100 2.477.081 100 -852.011 -25,59