Sedã derivado do Polo chega acelerando: começa custando R$ 59.990,00

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Produzido na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, o Virtus recebeu grande parte (R$ 2,6 bilhões) dos R$ 7 bilhões de investimentos que a Volkswagen planejou para o Brasil até 2020, período em que pretende lançar mais 18 modelos. Daí já dá para perceber o quanto a empresa aposta nesse sedã. A empresa quer fazer do seu novo carro o líder do segmento. O preço, R$ 59.990,00 para a versão de entrada, é um sinal de briga boa com os concorrentes.

O Virtus foi apresentado nesta segunda-feira, dia 22, e começa a ser vendido em fevereiro com duas opções de motor e duas de transmissão, nas versões MSI, Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI. A configuração MSI tem motor 1.6 de até 117 cv e câmbio manual de cinco marchas. As versões Comfortline e Highline contam com o conjunto mecânico do motor 1.0 TSI de até 128 cv e transmissão automática de seis marchas. O sedã tem garantia total de três anos, sem limite de quilometragem e custa a partir de R$ 59.990,00.

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Derivado do novo Polo, o sedã tem visual exclusivo, com linhas que remetem a velocidade, especialmente na coluna “C” (aquela logo após as portas traseiras), formando uma silhueta alongada.

Com 4,48 metros de comprimento, o Virtus é 42,5 centímetros mais comprido do que o Polo, também desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB. A distância entre o centro da roda e o final do para-choque traseiro é de 1.027 mm (quase 50% maior do que a do Polo). Com isso, o sedã ficou com 521 litros de capacidade no porta-malas, um dos maiores da categoria.

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Conforto e espaço são o que não falta, o Virtus tem entre-eixos no de 2,65 metros (a mesma do Jetta atual), isto é: 8,6 cm a mais do que a do Polo.

Motor 200 TSI
As versões Comfortline e Highline estão disponíveis exclusivamente com o motor 200 TSI com transmissão automática de seis marchas. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, tem potência de 128 cv com etanol e 115 cv com gasolina a 5.500 rpm, com torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, de 2.000 a 3.500 rpm. Acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h (dados com etanol).

A transmissão de seis marchas é do tipo tiptronic, com opção de trocas manuais sequenciais, com aletas no volante.

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MSI
A versão MSI tem motor 1.6 de 117cv com etanol e 110cv com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 162 Nm (16,5 kgfm) com etanol e155 Nm(15,8kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge 195 km/h de velocidade máxima (etanol). Esta motorização está disponível apenas com câmbio manual de 5 marchas.

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Versões e equipamentos
Todas têm direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas (os dianteiros possuem função “um-toque” para fechamento e abertura), travas elétricas, farois de dupla parábola e chave tipo “canivete” com controle remoto.

Também de série computador de bordo, para-sois iluminados para motorista e passageiro, tomada de 12V, suporte para celular com entrada USB para carregamento, regulagem de altura para o banco do motorista.

Para a versão MSI estão disponíveis dois pacotes de opcionais: o primeiro inclui sistema de entretenimento, volante multifuncional, controle eletrônico de estabilidade e roda de liga leve de 15 polegadas com pneus 185/65 R15. O segundo traz controle eletrônico de estabilidade (ESC).

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O Comfortline vem com banco traseiro bipartido, coluna de direção ajustável em altura e distância, controle eletrônico de estabilidade, farois de neblina, sistema de entretenimento com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 185/65 R15, sensores de estacionamento traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores externos, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, lanternas traseiras escurecidas e volante multifuncional, entre outros recursos.

Há dois pacotes de opcionais: o primeiro inclui sistema de abertura e fechamento das portas sem uso da chave e partida do motor por botão, controlador de velocidade automático, sensores de estacionamento dianteiros, retrovisor interno eletrocrômico, volante multifuncional com, farol com ajuste automático de intensidade e rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55 R16.

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O segundo pacote inclui indicador de pressão dos pneus, ar-condicionado digital, câmera traseira, detector de fadiga, sistema de frenagem automática pós-colisão, sensores de chuva e crepuscular e volante multifuncional e detalhes em preto brilhante.

A versão Highline ainda traz, de série, partida do motor por botão no console central, controlador de cruzeiro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, farois de neblina, luz de condução diurna em led ao lado dos farois de neblina e descanso de braço dianteiro com porta-objetos e 2 portas USB para carregamento. Completam a lista de itens de série, banco traseiro com encosto bipartido, ar-condicionado digital, porta-luvas refrigerado, porta-óculos e volante multifuncional revestido de couro.

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Como opcionais, o Highline oferece indicador de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, detector de fadiga, câmera traseira, sistema de entretenimento. O pacote Technology adiciona painel de intrumentos em TFT digital e rodas de alumínio de 17 polegadas, com pneus 205/50 R17.

Os principais concorrentes do Virtus são: Fiat Cronos, que será lançado no mês que vem, Honda City, Etios sedã, Hyundai HB20s e Chevrolet Cobalt.

A briga no segmento de sedã compacto será grande.

Confira os preços de cada versão:
Virtus MSI – R$59.990,00
Virtus 200 TSI Comfortline – R$73.490,00
Virtus 200 TSI Highline – R$79.990,00

Luiz Cipolli Junior