Quando chega um carro trazendo um equipamento de alta tecnologia, que atrai a atenção do consumidor, a montadora obtém rapidamente os frutos do lançamento: o carro faz sucesso, o fabricante fatura alto e a marca dita a tendência no mercado. Poucos sabem, no entanto, que, na maioria das vezes, o mérito é (ou deveria ser) do fornecedor. São os sistemistas que desenvolvem a tecnologia que transformam os carros, cada vez mais, em computadores sobre rodas.

A Harman Automotive confirmou essa prática ao apresentar em São Paulo algumas das tecnologias de alto nível que deverão equipar os carros no próximo período. Tecnologias que facilitam a condução e promovem a segurança a bordo. A que mais chamou a atenção foi o sistema de informação ao motorista que substitui o cluster tradicional por informações espelhadas no para-brisas do carro e que são susceptíveis à luz solar, garantindo a boa leitura em qualquer situação.

A tecnologia foi desenvolvida levando em conta que o número de informações que o motorista recebe no carro é cada vez maior e ele precisa tomar a decisão de forma instantânea, daí a necessidade de um sistema que facilite a absorção das informações pelo condutor.

Entre outras coisas, o equipamento da Harman pode ser formatado para informar somente o que interessa em determinado momento. Pode indicar quantos segundos faltam pra abrir o semáforo adiante e até o ritmo de batidas do coração do condutor. O sistema que detecta o desvio de atenção do motorista não é novidade, mas o da Harman avalia não apenas se o motorista está olhando para a Frente, mas se o batimento do coração está normal, se a música que ele está ouvindo não desviar da atenção ou comprometer a capacidade de reação ao volante, ou seja, o computador mede a varga carga cognitiva do usuário.

O conceito dos projetos é que o consumidor está habituado às mais altas definições de imagem com as novas tecnologias usadas nos aparelhos de celular e nas telas das TVs de alta definição, e por isso ele precisa de tecnologia semelhantes a bordo.

 

Ouça a conversa com o Flávio Sakai, que é diretor de Harman Automotive